Primeiro dia de provas do Vestibular 2007 transcorre sem incidentes

9h:01. Portões fechados nos locais de prova do vestibular da UFRJ, edição 2007. Ansiedade para os 41.936 presentes e frustração para os 3.787 atrasados que disputam as 6625 vagas. No primeiro dia de prova (12/11), os candidatos fizeram as provas de Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, de redação e das quatro disciplinas não específicas para o grupo escolhido. No segundo e último dia de prova (26/11), farão as das três disciplinas específicas para o grupo escolhido. Todas as provas terão duração de 5(cinco) horas.

Para os critérios de seleção e nota final serão considerados eliminados no Concurso de Acesso aos Cursos de Graduação da UFRJ o candidato que tiver faltado a alguma prova ou que tiver obtido nota zero na prova de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira ou na de Redação, ou em qualquer prova específica ou, ainda, em todas as provas não específicas. Os demais candidatos serão considerados aprovados e, portanto, habilitados à classificação para o preenchimento das vagas oferecidas.

A nota final de cada candidato será a soma de seis notas: a nota de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, a de Redação, a de cada uma das três provas específicas e a média aritmética das notas das provas não específicas, truncada na segunda casa decimal.

Os cursos mais concorridos são: Engenharia do Petróleo (29,28 candidato/vaga), Medicina (28,10), Engenharia de Computação e Informação (18) e Comunicação Social e Jornalismo (17,06).

Os resultados do Concurso de Acesso serão divulgados no endereço eletrônico
www.vestibular.ufrj.br no dia primeiro de fevereiro de 2007 e nos outros locais especificados no Manual do Candidato.

O reitor Aloísio Teixeira esteve no Campus do Fundão, na UERJ e no Campus da Praia Vermelha disse que a instituição estuda uma colaboração com o governo estadual do Rio de onde resultaria uma proposta própria de democratização do acesso ao ensino superior. Entre as sugestões estão cursos de equalização de alunos da rede pública, a ser realizado dentro da própria universidade, além de bolsas subsidiadas pelo estado".A idéia é trabalhar na ampliação de vagas, reestruturação de cursos e na política de assistência para que os estudantes possam permanecer na universidade", disse Aloísio Teixeira. Segundo ele, o índice de jovens no Brasil que ingressam no ensino superior é de apenas 10%.