Categorias
Memória

Santos Dumond: inventor e pacifista

A Semana de Ciência e Tecnologia homenageou neste ano o centenário da aviação. Na tenda montada no Aterro do Flamengo um estande exibiu fotos da época e um vídeo, que mostrou a vida e algumas curiosidades sobre o inventor Alberto Santos Dumond. Além disso, as crianças podiam se divertir construindo um 14 Bis de papel.

O brasileiro Santos Dumont foi o primeiro que conseguiu realizar um vôo sem o auxílio de nenhum outro aparelho. Ele nasceu em 1873, na cidade de Cabangu, hoje Palmira, em Minas Gerais e sempre foi fascinado pela tecnologia e pelo progresso. Foi estudar na França em 1897, quando realizou o seu primeiro vôo de balão. Neste momento, decidiu desenvolver uma maneira de se controlar o vôo e não depender da natureza.

Pensando nisso, ele desenvoldeu diversos modelos de balões, ganhou concursos e conquistou os franceses com as suas invenções. Só em 1906 o 14 BIS foi criado. Com um desenho muito diferente dos anteriores e com pouca estabilidade, no dia 23 de outubro, em Bagatelle, a aeronave conseguiu decolar e percorrer 60 metros de distância, a uma altura que chegou a três metros. Santos Dumont continuou trabalhando na aviação, criou outros modelos e espalhou o desejo de “navegar pelo ar”.

Com os anos, os aviões ganharam resistência e rapidez. A indústria aeronáutica surgiu e essa tecnologia foi incorporada para o uso militar. Quando começou a Primeira Guerra Mundial, em 1914, o avião passou a ser usado com uma função destruidora. Neste momento, Santos Dumont começou uma campanha para a abolição da aviação como arma de guerra.