Categorias
Memória

Professor do Igeo recebe título de Emérito

Foto:Raquel Lima 

 No dia 24 de outubro foi realizada no Salão Pedro Calmon do Fórum de Ciência e Cultura a Sessão Solene do Conselho Universitário em que foi entregue o Título de Professor Emérito ao Professor Jorge Xavier da Silva do Departamento de Geografia, Instituto de Geociências da UFRJ.

O título de Professor Emérito é conferido a professores titulares aposentados que se distinguiram pelo exercício da atividade acadêmica e por seus serviços de muita relevância à ciência e à universidade.

Graduado em Geografia pela UFRJ no ano de 1959; mestre e doutor em Geografia pela Louisiana State University, LSU, 1963 e 1971, nos Estados Unidos com especialidade em geomorfologia; e pós-doutor pela University of California, Los Angeles, 1977, Jorge Xavier teve inúmeras contribuições para o ensino e pesquisa em Geografia. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ, e professor titular da UFRJ. Sua experiência está voltada para a área de Geociências, com ênfase em Geografia Física tendo atuando em diversas áreas: ambientes, análise ambiental, sistema de apoio a decisões, avaliação ambiental, geomorfologia e geoprocessamento.

Em 2005 representou a UFRJ no VIII Congresso Brasileiro de Defesa do Meio Ambiente e no mesmo ano recebeu o Certificado de Serviço relevante prestado à nação como Conselheiro do CREA-RJ de 2002 a 2004. Em 2003, teve participação no Comitê de Avaliação e Julgamento de projetos no Programa Cientista Jovem do Nosso Estado no Rio de Janeiro e também contribuiu para a Fundação Estadual de Apoio à Pesquisa como membro da Comissão de Avaliação.

Foi consultor de diversos artigos pelas revistas Floresta e Ambiente do Instituto de Florestas da UFRRJ; Revista Atlântica do Departamento de Oceanografia, Fundação Universidade Federal do Rio Grande; da Revista Brasileira de Geomorfologia; e consultor externo da Revista de Geografia Meridiano em Buenos Aires, Argentina. Desde o ano 2000, Jorge Xavier é membro do Conselho Deliberativo do Instituto Nacional de Ações Sócio-Ambientais, INASA. No ano de 1999 em Brasília, teve participação na Comissão de Especialistas do Prêmio Almirante Álvaro Alberto para a Ciência e Tecnologia, na área de Ciências da Terra.

No período de 1977 a 1981, Jorge Xavier ingressou para o projeto RADAMBRASIL, como diretor da Divisão de Informática e criou o Sistema de Informações Geoambientais. O projeto RADAMBRASIL tinha como objetivo conhecer a realidade cartográfica e os recursos naturais da Amazônia. Criado em 1970, no contexto do Programa de Integração Nacional (PIN), com o nome de Comissão de Levantamento Radagramétrico da Amazônia (CRADAM) teve sua área de extensão por todo o território brasileiro e passou a chamar-se Comissão Executora do Projeto RADAMBRASIL. No ano de 1985, o projeto foi integralmente incorporado ao IBGE tendo como finalidade desenvolver pesquisas de recursos naturais e meio ambiente, com o objetivo de formar uma memória nacional nesta área.

No final da década de 1980 foi coordenador do Comitê Assessor de Geologia e Geografia Física do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico do CNPQ.

Por fim, ao longo dos anos, teve participação em inúmeros eventos: VIII Congresso Brasileiro de Defesa do Meio Ambiente em 2005 com o tema: geoprocessamento na logística de desastres ambientais; XXII Congresso Brasileiro de Cartografia; XI Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada; I Fórum de Meio Ambiente e Agroenergia; XLII Congresso Brasileiro de Geologia – Avaliação geológico-geotécnica e ambiental da área de petróleo no municipio de Mangaratiba (RJ), 2004; VII Congresso Brasileiro de Defesa do Meio Ambiente.Geotopologia – uma base teorica para o geoprocessamento, 2003; Congresso Brasileiro de Cartografia e Meio Ambiente; Seminário de Doutorado em Geografia Humana, Políticas de trabalho de campo em Geografia; Semana de Geografia e Meio Ambiente, Humanidade e Ambientalismo.