Encontro Nutrição: ciência em perspectiva comemora os 60 anos do INJC

Em comemoração dos 60 anos do Instituto de Nutrição Josué de Castro (INJC), professores e alunos uniram-se na organização de uma festa para rememorar os primeiros passos da criação do curso, celebrar o presente sucesso do INJC e refletir sobre o futuro da nutrição. Entre os dias 25 e 26, o Instituto aniversariante suspendeu suas atividades para partilhar momentos de lembranças, conhecimento e descontração no auditório Rodopho Paulo Rocco no Centro de Ciências da Saúde (CCS).

“Está provado que a natureza não é mesquinha e que seus recursos são mais do que suficientes para alimentar bem todo o efetivo humano por longos anos a vir. Quem tem sido mesquinha é a condição humana, ou melhor, a condição desumana de nossa civilização”. As sábias palavras do professor Josué de Castro, extraídas da publicação Livro Negro da Fome de 1960, marcam um pouco do perfil do fundador do Instituto de Nutrição da UFRJ. A figura do professor preocupado com as calamidades sociais – símbolo da luta contra os problemas nutricionais do Brasil – não foi esquecida durante as comemorações. A Petrobrás contemplou os participantes com a 8º edição da exposição do Projeto Memória, que percorreu 800 municípios do Rio de Janeiro em 2004, com o tema: Josué – por um mundo sem fome. Fotos e documentos antigos, que retratam a vida e as considerações do professor sobre o país, ficaram expostos no Hall do auditório nos dois dias do evento.

— Lembrar de figuras como essa é fundamental para que incorporemos essa luta contra a miséria e fome no nosso dia a dia — declarou o decano do CCS, professor Almir Fraga Valladares, na mesa de abertura do encontro.

A primeira conferência do evento priorizou o resgate do histórico da nutrição no Brasil e a inserção desse contexto no INJC. Sandra Maria Chaves, professora da Escola da Nutrição da Universidade Federal da Bahia, recordou que a idade do jovem instituto da UFRJ coincide com a do famoso livro Geografia da Fome, de Josué de Castro. “Esses 60 anos de história são testemunha do caminho percorrido pelos estudos da alimentação e nutrição no Brasil”, afirma a nutricionista.

Um espaço ainda foi reservado para um breve comentário sobre a atual situação do curso de graduação e pós-graduação de nutrição da UFRJ. Lúcia Pereira, coordenadora de graduação do INJC, apontou os esforços da atual gestão para uma futura grade curricular integrada com iniciação científica e projetos de Extensão. Já Eliane Fialho, coordenadora de pós-graduação, mostrou a história de superação do curso de mestrado que em 2002 conseguiu de volta o credenciamento da CAPES, perdido em 96, para a emissão de diplomas reconhecido.

No segundo dia do evento, foi lançado o Concurso Nacional de Monografias para Graduandos de Nutrição que visa estimular o desenvolvimento de trabalhos científicos sobre os problemas alimentares no Brasil. O concurso, patrocinado pela Fundação José Bonifácio (FUJB), premiará em dinheiro as três melhores dissertações.

O encontro, que contou com inúmeras mesas de discussão sobre as futuras perspectivas dos estudos de nutrição, encerrou com a apresentação do Coral Infantil da Escola de Música da UFRJ e com uma missa de ação de graças pelo aniversário do jovem e consolidado