">O Programa Transdiciplinar de Estudos Avançados da Escola de Comunicação(IDEA) promoveu, nos dias 18 e 19 de outubro, três mesas de debate sobre os temas “Estética e Mística”, “Ciência, Tecnologia, Futuro” e “Identidade e Alteridade, Verdade”.

25 Anos de IDEA

Em comemoração aos seus 25 anos, o Programa Transdiciplinar de Estudos Avançados da Escola de Comunicação(IDEA) promoveu, nos dias 18 e 19 de outubro, três mesas de debate sobre os temas “Estética e Mística”, “Ciência, Tecnologia, Futuro” e “Identidade e Alteridade, Verdade”.

Na palestra de abertura, sobre o tema “Estética e Mística”, os palestrantes foram Marcio Tavares D’ Amaral, coordenador do IDEA, Paulo Blank, psicanalista, Denise Trindade, Doutora em Comunicação e Cultura pela ECO, Cristiane Azevedo, pesquisadora do TransIdea e Ricardo Vieira Alves, professor de psicologia da UERJ.

O professor Marcio Tavares, entusiasmado com a comemoração, declarou: “No Brasil, 25 anos, significam um bom pedaço de história. Muito afeto manteve esse grupo unido e é ele que nos traz de volta mais um dedo de prosa. Vamos celebrar sem bolo, sem vela, mas com alegria, com asas e com vôos.”

Esta mesa de debate procurou fazer uma abordagem geral sobre o Judaísmo, o Catolicismo, o Candomblé e sobre as manifestações de fé na Grécia Antiga. Discutiu-se, também, sobre a questão da estética na evolução da arte.

A mesa “Ciência, Tecnologia, Futuro” foi composta por Rosa Pedro, do Instituto de Psicologia (IP), Luiz Alberto Oliveira, físico e pesquisador do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), Fernanda Bruno, coordenadora do CiberIdea e Henrique Antoun, pesquisador do CiberIdea.

Neste debate a questão da vigilância estudada por Foucault foi abordada levando em consideração suas modificações através do tempo. Também foi discutida a relação entre segurança e liberdade passadas pelos sistemas de vigilância e sua interferência na diminuição da privacidade. Outros temas citados foram: dimensões inumanas, cultura e disciplina.

A última mesa, “Identidade e alteridade” contou com a presença do professor da ECO, Muniz Sodré; Paulo Vaz, coordenador do Programa de pós-graduação da ECO; Mauricio Lissovsky, coordenador do curso de Rádio e TV da ECO; e Fernando Fragozo,coordenador do TransIdea. Além do secretário de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do Ministério da Educação, Ricardo Henriques, e o representante regional do Ministério da Cultura no Rio de Janeiro, Adair Rocha.

Nesta seção, foram apresentados os temas: sociedade de consumo, novas tecnologias de informação e comunicação, o lugar da democracia no mundo contemporâneo e a distribuição desigual do poder.