UFRJ participa de campanha nacional sobre gagueira

Em comemoração ao Dia Internacional de Atenção à Gagueira (22 de outubro), uma campanha nacional, intitulada “Causas da Gagueira”, promove pelo país eventos para discutir o tema que ainda gera dúvidas e preconceitos. No Rio de Janeiro, a UFRJ possui duas representantes – Leila Nagibe e Juliana Pereira, professoras do curso de Fonoaudiologia da Faculdade de Medicina – que estarão participando da jornada em prol do esclarecimento dessa disfunção.

Muito se fala sobre as causas da gagueira, mas não se sabe dizer exatamente por que ela é causada. Atualmente, a teoria mais aceita na comunidade científica mundial é que essa disfunção seja causada pelo mau funcionamento de algumas áreas do cérebro responsáveis pela fala, resultante de uma tendência hereditária ou de uma alteração estrutural do cérebro. Os fatores psicológicos e os sociais podem agravar a manifestação do problema, mas não seriam suas causas.

Abaixo segue a programação organizada pelas professoras da UFRJ:

17/10: distribuição de folderes explicativos e inscrição para triagem no Campus da Praia Vermelha da UFRJ. Horário: 10h às 12h e 15h às 17h. Local: Instituto de Neurologia Deolindo Couto-Av. Wenceslau Brás, 95, Botafogo. Hospital Escola do Ambulatório de Transtornos da Fluência da Graduação em Fonoaudiologia.

– 18/10: distribuição de folderes explicativos, orientação em relação aos questionamentos e dúvidas, inscrições para triagem no Campus da Praia Vermelha da UFRJ. Local: Praça da Cinelândia, no Centro do Rio de Janeiro. Horário: 9h às 12 h e 13h às 17h.

– 19/10: distribuição de folderes explicativos, orientação em relação aos questionamentos e dúvidas, inscrições para triagem no Campus da Praia Vermelha da UFRJ. Campo de atuação com atendimento integrado ao SUS, promoção de saúde, prevenção e orientação, nos diferentes programas que compõem os atendimentos no Posto. Local: Posto de Saúde Necker Pinto, Zumbi, Ilha do Governador. Horário: 9h às 12 h e 13h às 17h.

– 20/10: distribuição de folderes explicativos, orientação em relação aos questionamentos e dúvidas, inscrições para triagem no Campus da Praia Vermelha da UFRJ. Local: Hospital Universitário Clementino Fraga Filho – HUCFF,Campus: Ilha do Fundão. Horário: 9h às 12h e 13 às 16h.

– 21/10: distribuição de folderes explicativos, orientação em relação aos questionamentos e dúvidas, inscrições para triagem no Campus da Praia Vermelha da UFRJ. Local: Lagoa Rodrigo de Freitas. Horário: 9 às 13 h.

– 22/10: distribuição de folderes explicativos, orientação em relação aos questionamentos e dúvidas, inscrições para triagem no Campus da Praia Vermelha da UFRJ. Local: Aterro do Flamengo. Horário: 9 às 12 h.