Professor da Sorbonne faz palestra na ECO

Na sua passagem pelo Rio de Janeiro,  antes de abrir o SOCINE 2006 (Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual), em Ouro Preto, o teórico francês Philippe Dubois fez uma palestra dia 16/10  sobre o tema "Cinema, arte contemporânea", na Escola de Comunicação da UFRJ.

Philippe é um dos principais pesquisadores da atualidade no campo da estética das imagens com contribuições decisivas na reflexão sobre a fotografia, o cinema, o vídeo e o domínio digital. Desde 1988, é professor da Universidade de Paris III (Sorbonne Nouvelle), onde é diretor da Unidade de Formação e Pesquisa "Cinema e Audiovisual". Tem extensa obra publicada em revistas de vários países, com ensaios sobre Jean-Luc Godard, o cinema moderno e as relações entre arte e tecnologia. No Brasil publicou o livro "Cinema, vídeo, Godard" (Cosac Naify) e fez a curadooria da exposição "Movimentos Improváveis. O Efeito Cinema na Arte Contemporânea’ (CCBB-RJ).

Na ECO, o professor procurou mostrar a relação entre a arte contemporânea e o cinema, dividindo os temas em : "Filme exposto","Remontagem de fragmentos", "Filme reconstituído" e "Exposição como forma fílmica".

Na relação «  Filme exposto », a arte se apropria do conteúdo integral do filme modificando a forma como será exibido. Para exemplificar, Dubois, cita a obra de Douglas Gordon que usando o filme Psicose de Hitchicock altera seu tempo de exibição para 24 horas.

Já no caso de "Remontagem de fragmentos", não há mais a manutenção da continuidade do filme. O que o artista tende a fazer é selecionar fragmentos do filme e efetuar uma remontagem.

Em "Filme reconstituído" a relação se dá através da apropriação de certas cenas de filmes onde são adicionadas novas imagens feitas pelo artista, seja para produzir a integração entre um cena e outra, seja para inserir uma nova visão sobre determinado acontecimento das filmagens. O exemplo que Philippe usa é a obra Third Memory de Pierre Huyghe.

E em "Exposição como forma fílmica" a relação passa a ser mais abstrata. Neste caso, é a disposição das telas de projeção que chama a atenção, visto que a construção da narrativa do filme se dá partir deslocamento do espectador pela sala de exposição.

Philippe Dubois está no Brasil para participar da abertura do X  Encontro da SOCINE  que ocorrerá de 18 a 22 de outubro em Ouro Preto, Minas Gerais.

Para quem quiser saber mais sobre a relação cinema e arte, Phillipe ministrará uma paletra hoje (dia 17) sobre "O Cinema de Exposição", no Centro Cultural Telemar, dentro da exposição Zooprismas, de Arthur Omar.