">O Curso de Química Industrial da  UFRJ ganhou o Oscar do ensino como o melhor curso de todas as universidades brasileiras em Ciências Exatas e da Terra, no quesito Empregabilidade e Inserção no Mercado.

O Oscar foi para Escola de Química

O Curso de Química Industrial da Escola de Química da UFRJ ganhou o Oscar do ensino como o melhor curso de todas as universidades brasileiras em Ciências Exatas e da Terra, no quesito Empregabilidade e Inserção no Mercado. No evento, promovido pela editora abril, o curso superou, na disputa final, o de Química da USP e o da Ciência da Computação da UFRJ.
Entre os dados que foram enviados ao juri e fizeram a diferença a favor da UFRJ estão:

· Número total professores que lecionam no curso : 55 doutores, 5 mestres e 3 graduados
· Professores em dedicação exclusiva : 52
· Professores do curso que publicaram trabalhos em revistas ou jornais especializados : 33
· Número de projetos de pesquisa desenvolvidos por professores do curso : 38
· Projetos finaciados : 38
· Números de alunos do curso com bolsa de Iniciação Científica – 15
· Biblioteca especializada – sim
· Número total de computadores a disposição dos alunos : 30
· Tipos de unidades específicas destinadas a aulas práticas usadas durante o curso :
– laboratórios cientificos – 30
– laboratório de informática – 5
–  laboratórios específicos – 40
 – planta piloto – 5
· Número de alunos encaminhados para estágio em 2005 – 15
· Professorse que além de lecionar atuaram profissionalmente – 20
· Curso foi contratado para prestar serviços ou desenvolver projetos para comunidade ou empresa – sim
· Curso manteve convênio com instituições estrangeiras para intercâmbio de alunos em 2005 – sim com 3 instituições e em 3 países
· N° de alunos formados nos últimos 10 anos – 93

Para Coordenadora do Curso de Química Industrial, Profa. Andréa Medeiros Salgado, apesar dos problemas da universidade, ela ainda consegue se destacar entre o meio acadêmico. “A universidade tem um papel de vanguarda no meio acadêmico, científico, e cultural e por isso, estará sempre produzindo novas pesquisas através dos seus docentes e alunos que trabalham nos laboratórios. Esse resultado é grandioso na medida em que proporciona benefícios a sociedade. Essa é a nossa grande missão".