Com o slogan “Vamos nos divertir com arte, ciência e cultura” a semana conta com uma programação recheada de atividades: mostra de cinema com direito a debate, peças teatrais, apresentação do coral do colégio, dança folclórica, banda de alunos, poesias, oficinas de artes plásticas (argila e animação) e exposição de trabalhos de artes.

">Acontece nos dias 9, 10 e 11 de outubro a 12a Semana de Arte, Ciência e Cultura no Colégio de Aplicação da UFRJ.

Arte, Ciência e Cultura

Segundo o professor de História, Fábio Garcez, que também faz parte da Direção Adjunta de Licenciatura, Pesquisa e Extensão (DALPE), “o objetivo da semana é criar um espaço para que os professores, alunos de todas as séries, desde a alfabetização até o 3o ano do ensino médio e licenciandos tenham condições de apresentar os seus trabalhos realizados em salas de aula”.

Além da apresentação de trabalhos de professores e alunos, o evento visa também criar uma oportunidade de prática para licenciandos “e mostrar que o trabalho escolar não se restringe apenas à sala de aula, mas envolve também a montagem de eventos e criação de projetos na grade curricular da escola”. A cada ano o número de trabalhos vem aumentando significativamente.

Fábio explica que a organização da semana não é restrita à direção do CAp, todo ano no primeiro semestre do ano letivo é formada uma comissão de alunos e professores do colégio de diversas áreas que iniciam o planejamento da semana. “Não é exclusivamente a Dalpe que organiza, a direção também faz parte juntamente com os interessados em compor a comissão”. Ao todo são mais de 80 atividades em três dias. Vários projetos têm o apoio da Fundação José Bonifácio (FUJB).

O evento é aberto somente para a “comunidade capiana”, pois não há condição de abrir para o público em geral da UFRJ pela falta de espaço. Só nesse ano o colégio têm 400 licenciandos.