Categorias
Memória

NESC LANÇA PORTAL SOBRE ASSÉDIO MORAL

 foto: Juliano Pires
 

O Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva da UFRJ (NESC) lançou nesta sexta-feira, dia 6 de outubro um portal virtual  sobre assédio moral no trabalho. O evento foi realizado no auditório da sede do Sindicato dos Trabalhadores em Educação da UFRJ (SINTUFRJ), no subsolo do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF), na Ilha do Fundão.

Compondo a mesa de abertura, Roberto Gambine, superintendente geral da Pro-reitoria de Pessoal (PR-4), destacou a importância do desenvolvimento de projetos como o portal. O superintendente afirmou que procura resolver questões de assédio moral de cunho administrativo, mas sente a necessidade de um estudo e tratamento mais completo e aprofundado sobre o tema.

foto: Juliano Pires
 

Letícia Legay, diretora do NESC, núcleo que recentemente conquistou o status de instituto, destacou o pioneirismo da unidade junto ao Ministério da Saúde como um órgão de proteção contra o assédio moral. A professora sublinhou também uma característica importante do portal: unir ensino, pesquisa e extensão.

A plataforma do NESC sobre o assédio moral pode ser acessada através do endereço http://www.nesc.ufrj.br/assediomoral/ e conta com o apoio da Divisão de Saúde do Trabalhador (DVST) da UFRJ, cuja direção está a cargo de Vânia Gloria de Oliveira. Durante a abertura do evento, ela comentou sobre a importância do estudo e da confirmação científica relativos a esse tipo de assédio junto a legislação do funcionalismo público.

O coordenador de políticas sociais do SINTUFRJ, Huascar da Costa Filho, agradeceu a oportunidade de união com os pesquisadores e relatou alguns casos de assédio moral que chegam até o sindicado. Luciene Lacerda, da equipe de pesquisadores sobre assédio moral destacou o portal como um símbolo da mudança de paradigma em relação ao problema em questão. De acordo com ela, sair do âmbito da pesquisa e passar a interagir e ajudar os servidores da UFRJ é de suma importância para a redução do número de casos e a punição adequada aos infratores.

A idéia surgiu a partir da pesquisa da professora Marisa Palácios sobre as relações entre o trabalho e a saúde mental. O objetivo do site é criar um espaço de discussão, informação e interação sobre assédio moral no trabalho entre a UFRJ, outras instituições de pesquisa, a população e suas organizações. Na página será possível encontrar dados sobre a violência e o assédio moral no trabalho, especialmente no setor da saúde; orientações e depoimentos que ajudarão as vítimas a identificar o problema, e o que há para fazer, funcionando como uma plataforma de recepção de dados e divulgação de resultados. 

 foto: Juliano Pires
 

O lançamento do portal contou ainda com uma mesa de debates. A definição de assédio moral, as formas de proteção e quais as condições que propiciam e dificultam a sua ocorrência no trabalho foram alguns dos temas abordados. A psicóloga Terezinha Souza, especialista na área do trabalho, atua há seis anos num grupo de pesquisadores da área de saúde que discutem assédio moral através do site www.assediomoral.org e foi uma das convidadas ao debate. Da mesma forma, Lílian Batalha, autora do livro Assédio moral em face do servidor público, contribuiu sobremaneira nas discussões a respeito de situações de humilhação ocorridas entre o funcionalismo.