Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

A III edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) acontece entre os dias 16 e 22 de outubro, em universidades, escolas e instituições científicas e tecnológicas de todo o país.  Coordenada pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, a SNC&T tem por objetivo mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades relacionados à ciência e tecnologia, valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação.

A Semana pretende também chamar a atenção para as transformações que o binômio C&T pode provocar no desenvolvimento do país, contribuindo para que a população possa conhecer e discutir os resultados, a relevância e o impacto das pesquisas científicas e tecnológicas e suas aplicações na vida da sociedade.

O evento é aberto a todos os temas e áreas de conhecimento, mas a cada ano a coordenação nacional propõe uma atividade integradora que é realizada em todo o país. Sugere-se que cada instituição, sem deixar de realizar as atividades de seu interesse, busque desenvolver algum evento ligado a ela. Este ano, o tema proposto é inspirado nos feitos de Alberto Santos Dumont, já que em 2006 comemora-se o centenário do Vôo do 14 bis. A expectativa é que todos realizem atividades que estimulem a criatividade e a inovação e que levem as pessoas a conhecerem melhor Santos Dumont e suas contribuições para o desenvolvimento da aviação.

A UFRJ realizará uma programação interativa em três locais na Ilha do Fundão, na zona norte do Rio de Janeiro. De 16 a 20 de outubro, o Centro Cultural Horácio Macedo do Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN) promove palestras, exposições e exibe vídeos na Mostra Ver Ciência 2006. Entre os dias 19 e 20, o Tanque Oceânico do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (COPPE) abre suas portas para visitação. E do dia 19 ao 22, diversas atividades estarão sendo realizadas no prédio histórico do Hangar de Hidroaviões na Ponta do Catalão, próximo ao Alojamento dos Estudantes. Oficinas, exposições, atividades esportivas e apresentações culturais farão parte da programação. A utilização do Hangar como espaço para as ações permitirá, inclusive, o resgate histórico do prédio, pouco conhecido até pela própria comunidade do Campus.

Inscrições de escolas e outras informações podem ser obtidas através dos telefones 2598-9691 / 9692 / 9693 / 9696 / 9697 / 1892 ou pelo endereço eletrônico
eventos@pr5.ufrj.br. A programação completa da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia pode ser conferida no site http://semanact2006.mct.gov.br/index.php/content/view/1.html.