Novos operadores de máquinas prontos para o mercado

Em meio a brincadeiras, sorrisos de satisfação e muita alegria, 11 adolescentes entre 16 e 17 anos receberam, dia 22, seus certificados de operadores de máquinas operatrizes, fruto do convênio entre a UFRJ e o Senai (Serviço Nacional da Indústria/Unidade de Bonsucesso) de aprendizagem industrial. O clima descontraído que marcou a solenidade de formatura da primeira turma – realizada no salão nobre do CCMN, e presidida pela decana, Ângela Rocha dos Santos – somente deixou de ocorrer por alguns breves momentos: a pose para a foto, durante a entrega dos certificados aos alunos, feita por cada uma das autoridades presentes, momento em que o novo profissional fazia questão de se tornar mais compenetrado.

Além da decana, participaram do evento, Cássia Curan Turci, diretora do Instituto de Química (IQ); Isabel de Azevedo, superintendente da Pró-reitoria de Extensão (PR-5); Hélio de Mattos Alves, prefeito da Cidade Universitária; Marta Rodrigues, representante do Senai; Ângelo da Cunha Pinto, ex-diretor do IQ, em cujo mandato foi feito o convênio; e Reginaldo Menezes, coordenador do projeto. Os familiares dos novos operadores também assistiram à cerimônia.

Criado em 2003, o curso de operador de máquinas operatrizes faz parte do Programa de Educação Profissional Básica e está voltado para a população que compõe o Complexo da Maré. Sua duração é de 18 meses e, nesse período, os alunos utilizam as instalações da oficina mecânica do IQ localizada no CCMN. Para esta primeira turma, duas empresas – a General Electric e o Consórcio Camargo Corrêa/Sergen/Engeform – forneceram a cada aluno uma bolsa de R$ 175, equivalente a meio salário mínimo, vale-transporte e o registro em carteira como aprendiz.

Uma outra turma com 16 alunos já foi iniciada em 4/9, implicando, dessa vez, em um outro desafio: a inclusão cinco mulheres num grupo que até então era formado apenas por meninos.

Duas novas empresas, a Rodocon Construções Rodoviárias Ltda. e a GeoServ Pesquisas Geológicas S/A se responsabilizaram pelo fornecimento das bolsas.