Interseção 7: começa o grande encontro

Evento realizado por estudantes da ECO/UFRJ – o Interseção 7 – promove a integração entre a universidade e o mercado de Propaganda e Marketing. O seu primeiro dia foi marcado pelo dinamismo e pelo bom humor.

O Interseção 7 iniciou, dia 2 de outubro, mais uma vez, o encontro entre estudantes e profissionais do meio publicitário. A 7ª Semana de Propaganda e Marketing dos Estudantes da Escola de Comunicação (ECO) da UFRJ apenas começou e mais uma vez confirma a sua importância. O público (incluindo estudantes e profissionais interessados nas discussões acerca da Publicidade) compareceu em grande número e interagiu com os palestrantes.

O evento, em sua abertura, contou com a presença dos publicitários Luís Grottera (presidente e vice-presidente de Planejamento da TBWA/BR) e Gláucio Binder (sócio fundador da Binder FC+B).

Luís Grottera, que há 37 anos trabalha com Propaganda, iniciou o evento com uma palestra dinâmica, clara e bem humorada, discutindo a temática de “O casamento do planejamento com a criação”. Dando ênfase ao “pensar” como uma das maiores necessidades do mundo de hoje, Grottera afirma que “com o advento das novas tecnologias, nós produzimos mais, com maior velocidade e, no entanto, com menos exercício do pensamento”, concluindo que é preciso pensar “muito e pense rápido”.

Grottera focou na metodologia utilizada pela TBWA na união entre o planejamento e a criação, denominada disruption, que pode ser traduzia para o português como uma ruptura, no sentido positivo. Segundo o publicitário, há outros métodos possíveis para o sucesso de uma propaganda, e esse é apenas um dos meios de se fazer um bom trabalho, utilizado pela TBWA. Change The Rules é o lema da agência: “somos pagos para mudar as regras o tempo todo”, afirma Grottera.

Para Gláucio Binder, que desenvolveu o tema “Atendimento é a alma do negócio”, o atendimento é o “gestor das necessidades de comunicação do cliente”. Para ele, o bom atendimento deve levar em consideração a negociação de demandas e a capacidade de entrega da agência, bem como certa habilidade para fazer com que cada cliente se sinta único. Geralmente, o profissional que atua nessa área deve ser multitarefa e atuar de forma estratégica. Ele é um facilitador, que simplifica a vida do cliente, sendo seu primeiro porto seguro. Para Binder, também é fundamental saber perguntar: “todas as perguntas difíceis devem ser feitas na hora certa”.

Presente e futuro
Ao contrário de Grottera, que valoriza a visão de futuro, Binder considera importante voltar-se para o passado a fim de melhor compreender os erros e os acertos de um produto ou marca. Ao ser questionado sobre os conflitos entre atendimento e criação, Binder opina: “não vejo esses conflitos como um problema. Eles podem ser positivos para o trabalho da agência, uma vez que cada um desses setores vai procurar desenvolve o melhor”.

Mas será que o atendimento é, de fato, a alma do negócio? Binder afirma que não e aposta na harmonia entre as partes da agência. “O atendimento é, sem dúvida, fundamental, mas alma do negócio é a maneira como a agência trabalha em seu conjunto, ou seja, é o equilíbrio entre atendimento, criação e mídia”, ressalta o publicitário.