Aula Magna da UFRJ de 2006, proferida por Ferreira Gullar, se transforma em publicação da Série Memorabilia, da Coordenadoria de Comunicação da UFRJ.
A Série Memorabilia está lançando, em sua terceira edição, a Aula Magna proferida por Ferreira Gullar no Auditório Roxinho, do Centro Cultural Professor Horácio Macedo, do Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN). A convite do reitor Aluízio Teixeira, o poeta, escritor e crítico abriu o ano letivo no dia 17 de março de 2006, discutindo o caráter criador do ser humano e da cultura. Além disso, Gullar também respondeu perguntas da audiência sobre, dentre outros assuntos, a superficialidade dos contatos humanos no mundo contemporâneo, a relação entre Arte e mercadoria e o “ser poeta”.
A Série Memorabilia tem por objetivo documentar cerimônias particularmente significativas, recuperar sua vivência e divulgar textos veiculados nessas ocasiões como forma de ampliar o debate de temas relevantes tanto para a universidade quanto para a sociedade.
Além da Aula Magna, a publicação conta também com uma entrevista exclusiva, concedida à Coordenadoria de Comunicação da UFRJ e um breve histórico de vida e obra de Gullar, desde a infância em São Luís, no Maranhão, até o engajamento político e artístico com o Concretismo e, mais tarde, com o Neoconcretismo.