Prêmio Cid Pacheco: criatividade e ação social

Estudantes que buscam a carreira publicitária terão a chance de mostrar seu talento na sétima edição do Interseção, evento organizado pelos estudantes de Propaganda e Marketing da UFRJ que acontece em outubro e, nele, concorrem ao V Prêmio Cid Pacheco.

Os alunos de Comunicação Social interessados em Publicidade já podem ir “esquentando” suas idéias. O evento Interseção, que promove, durante uma semana, a interação entre estudantes e profissionais do meio publicitário, chegou à 7ª edição e tem como destaque o Prêmio Cid Pacheco.

O evento, tal como a premiação, é completamente organizado por estudantes da Escola de Comunicação (ECO) da UFRJ. O Interseção ocorrerá de 2 a 6 de outubro, no auditório do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), das 18 às 22 horas.

Os interessados em inscrever suas peças publicitárias para a 5ª edição do Prêmio Cid Pacheco encontram o regulamento e a ficha de inscrição na página eletrônica www.eco.ufr.br/intersecao. As peças serão recebidas até o dia 29/09 na Central de Produção Multimídia (CPM) da ECO, no Campus da Praia Vermelha.

Criatividade e solidariedade
Uma característica marcante do Interseção é a preocupação com a ação social. Todos os anos, o tema do Prêmio Cid Pacheco é relacionado a uma instituição de caridade, sendo escolhida, para a 5ª edição, a Fundação Casa do Papai Noel (
www.papainoel.org), que há mais de 30 anos realiza campanhas solidárias no período natalino, levando benefícios à idosos, crianças e orfanatos. Todo dinheiro arrecadado com a venda dos ingressos para o Interseção será revertido para a instituição. Para Wallace Granja, um dos organizadores da atividade, nesse evento, ser criativo é ser solidário, uma vez que há sempre uma interseção não apenas entre o mercado e a universidade, mas também entre a originalidade e o bem social.

"A ação social é sempre importante, seja ligada ao que for. Esta foi uma idéia dos idealizadores do Interseção que, além de informar os alunos e promover a tão sonhada integração, torna possível ajudar alguém. Essa consciência surgiu dentro da própria faculdade e é mais uma forma de nós contribuirmos com a sociedade. Os outros eventos da ECO poderiam seguir esse exemplo, pois muitas pessoas sairiam ganhando”, informa e opina, Wallace Granja.

O Prêmio
O Prêmio Cid Pacheco é uma maneira a mais de promover a integração proposta pelo Interseção, entre o mercado de trabalho publicitário e os estudantes, que são convidados a uma prática da futura profissão.
Quando o evento surgiu, as duas primeiras edições do Cid Pacheco foram internas, apenas para os alunos da ECO. A partir da terceira, o concurso passou a ser aberto às demais faculdades de Comunicação do Rio de Janeiro. A organização recebe em torno de 30 a 40 peças publicitárias inscritas por ano. Na últimas duas edições, foram recebidas peças vindas, inclusive de estudantes do Sul do país.

A escolha dos jurados do prêmio é simples: são os palestrantes das atividades do Interseção que compõem a banca julgadora. Esse ano já foi confirmada a presença de nomes reconhecidos no mercado publicitário, como Gilberto Strunck, ex-presidente e atual membro do Conselho Popai Brasil (Point-of-purchase Advertising International); André Eppinghaus, presidente do Clube de Criação do RJ (CCRJ); Gláucio Binder, sócio fundador da Binder/FC+G; Luis Grottera, presidente da TBWA/BR; Márcia Aguiar, diretora de Marketing do Ponto Frio; entre outros.

Uma motivação a mais para a participação dos estudantes são os ganhos com o Prêmio, que variam a cada ano. Segundo a organização desse, graças a acordos com instituições como o CCRJ e o Ateliê da Imagem, na Urca, os autores das três melhores peças poderão ganhar prêmios de pequenas quantias em dinheiro, anuários de propaganda, bolsa para cursos no Ateliê da Imagem e troféu.

Além de conter uma proposta social e servir de incentivo aos futuros publicitários, o Prêmio é uma homenagem ao professor Cid Pacheco, que é um dos fundadores da ECO e compõe o corpo docente da faculdade desde 1969, onde leciona até hoje.