Gullar: o poeta na Memorabilia

Aula Magna da UFRJ de 2006, proferida por Ferreira Gullar, se transforma em publicação da Série Memorabilia, da Coordenadoria de Comunicação da UFRJ (CoordCOM).

Aula Magna da UFRJ de 2006, proferida por Ferreira Gullar, se transforma em publicação da Série Memorabilia, da Coordenadoria de Comunicação da UFRJ.

A Série Memorabilia está lançando, em sua terceira edição, a Aula Magna proferida por Ferreira Gullar no Auditório Roxinho, do Centro Cultural Professor Horácio Macedo, do Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN). A convite do reitor Aluízio Teixeira, o poeta, escritor e crítico abriu o ano letivo no dia 17 de março de 2006, discutindo o caráter criador do ser humano e da cultura. Além disso, Gullar também respondeu perguntas da audiência sobre, dentre outros assuntos, a superficialidade dos contatos humanos no mundo contemporâneo, a relação entre Arte e mercadoria e o “ser poeta”.
A Série Memorabilia tem por objetivo documentar cerimônias particularmente significativas, recuperar sua vivência e divulgar textos veiculados nessas ocasiões como forma de ampliar o debate de temas relevantes tanto para a universidade quanto para a sociedade.
Além da Aula Magna, a publicação conta também com uma entrevista exclusiva, concedida à Coordenadoria de Comunicação da UFRJ e um breve histórico de vida e obra de Gullar, desde a infância em São Luís, no Maranhão, até o engajamento político e artístico com o Concretismo e, mais tarde, com o Neoconcretismo.