Categorias
Memória

Faculdade de Arquitetura relembra Salão de 31

9999999999999999999999999999999999999999999999999

 A Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU), por meio do Núcleo de Pesquisa e Documentação (NPD) e dos programas de pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo (PROARQ e PROURB), e em parceria com o Museu Nacional de Belas Artes (MNBA) e a Funarte, vai promover o evento “Salão 31: diferenças em processo”. Nos dias 12 e 13 de setembro, palestras vão comemorar e relembrar a realização do Salão de 31, evento promovido por Lúcio Costa, que, há 75 anos, buscou redefinir as diretrizes do ensino e do conceito de arte no Brasil.

O Salão 31 assinalou a história da arte brasileira ao contrastar as produções artística, arquitetônica e literária da época com as iniciativas dos modernos. Apesar da resistência de alguns artistas acadêmicos, que, em sinal de protesto, recusaram-se a participar do evento, o Salão 31 é encarado como um marco do Movimento Moderno de Artes Visuais e do ensino de arquitetura no Brasil.

De acordo com Gustavo Rocha Peixoto, diretor da FAU, o evento “Salão de 31: diferenças em processo” pretende não só rememorar esse importante episódio da vida cultural do país como também almeja lembrar “acontecimentos que ajudaram a constituir o Movimento Moderno da Arquitetura e da relação desta com as artes”, tais como os 85 anos da fundação do Instituto de Arquitetos do Brasil e os 55 anos da lei que instituiu o Salão de Arte Moderna.

Ainda no dia 12 de setembro, será inaugurada uma exposição, também denominada “Salão de 31: diferenças em processo”. A mostra tem como curadores os docentes da FAU, Cêça Guimaraens, Elizabete Rodrigues de C. Martins e Gustavo Rocha Peixoto; e trará coleções do MNBA e do NPD/FA. Obras e documentos de ícones do modernismo, entre eles Tarsila do Amaral, Di Cavalcani, Affonso Reidy e Le Corbusier, poderão ser apreciados até o dia 26 de novembro de 2006, na Sala Clarival do Prado Valadares, no MNBA.

 O evento foi organizado por Mauro César de Oliveira Santos (PROARQ); Denise Pinheiro Machado (PROURB); Elizabete Rodrigues de C. Martins com a colaboração dos arquivistas Cláudio Muniz Viana e João Cláudio Parucher (NPD); Cêça Guimaraens (Grupo de Estudos de Arquitetura de Museus); Mônica Xexéo (MNBA); Xico Chaves, Ivan Pascarelli e Nelson Ricardo Martins (Centro de Artes Visuais – Funarte); e Roberto Segre (DoCoMoMo-Rio).

Para obter mais informações acerca dos seminários ou da exposição, visite o site www.arquimuseus.fau.ufrj.br.