Copa Campus: Gol de Placa!

77777777777777777777777777777777777777777777777777

No dia 11 de setembro foi lançada, oficialmente, a 6ª edição da Copa Campus, torneio universitário de futebol society, que terá início no dia 24 de setembro, no Colégio Batista Shepard, na Tijuca. Na cerimônia de abertura, ocorrida no Forum de Ciência e Cultura (FCC), estavam presentes o homenageado e patrono da Copa, José Carlos Araújo (Garotinho), locutor esportivo da Rádio Globo, o professor Carlos Tannus, coordenador do Forum e Marcos Maldonado, superintendente do FCC.

A Copa Campus é uma das atividades da rádio universitária Ecomídia (www.ecomidia.net), que é um projeto de extensão da Escola de Comunicação (ECO/UFRJ). A idéia da Copa surgiu no primeiro semestre de 2004, por iniciativa de Diego do Carmo, aluno da ECO, e hoje é considerado o maior torneio de futebol universitário do Brasil. “Após o primeiro passo, o evento decolou progressivamente”, diz Diego.

Financiada pelos próprios jogadores, através da taxa de inscrição, a Copa conta com o apoio do Fórum de Ciência e Cultura, da Pró-reitoria de Graduação (PR1) e da Pró-reitoria de Planejamento e Desenvolvimento (PR-5) da UFRJ. A cada semestre, o evento cresce tanto em organização, quanto em qualidade. Na primeira edição se inscreveram 12 times, hoje o torneio é realizado em campo particular de grama sintética, tem arbitragem oficial e conta com a participação de 32 times.

Com o apoio de patrocínios esporádicos, a Copa Campus contrata estagiários da Escola de Comunicação, para escreverem as crônicas esportivas e alunos da Faculdade de Medicina, para prestarem assistência médica na hora do jogo. O contato entre os estudantes de diferentes cursos reforça o lema da Copa: “integrando a universidade através do esporte”.

Além de promover integração, outro objetivo do evento é a de formar campeões. Segundo Diego, “as grandes potências olímpicas mundiais têm um sistema de formação de atletas que começa nas universidades. No Brasil não existe isso, então, queremos que a Copa seja um ponto de partida”.

Os organizadores do torneio universitário querem difundir sua iniciativa pelo país com a criação de uma liga universitária de futebol entre as Instituições Federais de Ensino Superior (IFES). “Devido ao grande crescimento desde as últimas edições, começamos a sonhar alto, com a criação de um liga de futebol com o máximo de universidades federais possível”, afirma Ricardo Danziger, um dos organizadores da Copa.

Nesta 6ª edição, haverá uma novidade: a Copa Campus Social, um torneio paralelo de arrecadação de alimentos e agasalhos que serão doados a uma instituição de caridade.