UFRJ comemora parcerias com Banco do Brasil

No evento “UFRJ e Banco do Brasil – uma parceria”, realizado no dia 28 de agosto, a UFRJ celebrou o sucesso das parcerias que, há dez anos, mantém com o Banco do Brasil (BB). Membros da administração central da universidade, diretores de unidades acadêmicas e executivos do BB se reuniram no Salão Nobre da Reitoria para rememorar os projetos desenvolvidos, em conjunto, pelas instituições.

O sistema de empréstimo pessoal consignado para servidores foi uma das parcerias comemoradas no encontro. Jorge Luiz Domingues, gerente-geral da agência UFRJ, localizada no prédio do Centro de Ciências da Saúde (CCS), lembrou que, antes de a ação ser implantada, as atividades de agiotagem eram comuns dentro do campus. “O projeto foi tão bem-sucedido que, nos primeiros 45 dias, atraiu mais de 7 mil servidores”, recordou.

A Revista Opção, ofertada aos estudantes no ato da inscrição para o vestibular e impressa na gráfica do Banco do Brasil, e as iniciativas de apoio às incubadoras de cooperativas da universidade também foram relembradas como exemplos da relação eficiente que existe entre a UFRJ e o BB.

O encontro não se limitou a resgatar ações passadas. Parcerias atuais, como a construção do restaurante universitário; o “IPPMG – Recomeçar”, iniciativa que envolve o Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira e a organização não-governamental Recomeçar e que presta assistência à crianças recém-operadas no IPPMG; e o apoio que o BB dá a seminários, palestras e workshops promovidos pela universidade, constaram na pauta do evento.

Novos projetos

Jorge Luiz Domingues aproveitou a comemoração para anunciar futuras parcerias entre os órgãos federais. De acordo com ele, o Banco do Brasil atuará junto a dois novos projetos da UFRJ. Um deles está vinculado à Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (IPTC/Coppe) e o outro irá estimular, com o apoio do Núcleo de Solidariedade Tecnológica (Soltec), a cadeia produtiva do pescado na Colônia de Pescadores Z-10.

As iniciativas escolhidas estão em sintonia com o programa de Desenvolvimento Regional Sustentável (DRS) do BB. O DRS tem como meta, através da geração de emprego e renda e do acesso ao crédito, patrocinar atividades economicamente viáveis em locais onde o índice de desenvolvimento humano (IDH) é baixo. “Temos a responsabilidade de fomentar iniciativas econômicas no país”, assegurou Paulo Roberto Meinerz, superintendente regional do Banco do Brasil.

De acordo com o reitor Aloísio Teixeira, parcerias como essas devem ser, cada vez mais, renovadas e solidificadas. O professor salientou, ainda, que o caráter não-bancário dessas iniciativas aproxima o BB da UFRJ. “A universidade e o Banco do Brasil estão irmanados no mesmo objetivo: a construção de um país mais justo”, destacou.

Exposição Paulo Freire

O evento “UFRJ e Banco do Brasil – Uma parceria” foi encerrado com a inauguração, no salão anexo ao do Conselho Universitário (Consuni), da exposição “Paulo Freire – Educar para transformar”. Através de painéis e vídeos cedidos pela Fundação Banco do Brasil, a mostra visa resgatar a memória do educador pernambucano.

A partir do dia 29 de agosto, a exposição estará no Salão João do Rio, localizado em frente ao pátio central da Faculdade de Letras, onde permanecerá por duas semanas. Terminado esse período, a mostra segue, por mais duas semanas, para a Faculdade de Educação (FE), no campus da Praia Vermelha. O Colégio de Aplicação (CAp/UFRJ) também receberá, por três dias, a exposição.