Associação Internacional de Estudantes

A Associação Internacional de Estudantes em Ciências Econômicas e Comerciais (AIESEC) é uma organização educacional internacional – fundada por estudantes de sete paises europeus, após a Segunda Guerra Mundial – que se mantém pelos esforços conjuntos de universitários de 95 países.

Os estudantes são atraídos pela possibilidade de “poderem participar, trocar informações e contatos empresariais e acadêmicos internacionais, além de viajarem e ter experiências únicas com os mais diversos projetos e lideranças”, como afirma Willian Berk, coordenador de Desenvolvimento e de Processo Seletivo da AIESEC.

Sem fins lucrativos, a AIESEC funciona graças a atuação dos estudantes, que contatam, através de sua rede na internet, empresas interessadas em oferecer estágios para estudantes estrangeiros. Ela também recebe apoio de instituições internacionais (as organizações parceiras), que “oferecem trabalho ao trainee (estagiário internacional) e contribuem com alimentação, hospedagem e financiamento, por exemplo”, diz Willian. Em troca, ganham isenção fiscal pelo fato de auxiliarem uma ONG (no caso da AIESEC, uma ONG acadêmica).

Um dos projetos da Associação é o “Explora”, voltado para empreendedorismo social. De acordo com Priscila Biancovilli, Coordenadora de Relações Estudantis, esse projeto possibilita que “pessoas do mundo inteiro possam fazer intercâmbios em ONGs da América Latina, em trabalhos desafiadores. A Kellog’s Foudantion e a Fundação Artemísia, instituições com as quais a AIESEC tem parceria, pretendem promover 27 intercâmbios na América Latina, financiados pelo programa, até o meio do ano que vem”.

Rosane Machado, Controller de Intercâmbio, explica que o processo de seleção da AIESEC é composto por quatro etapas: inscrição no site, participação na palestra informativa (as datas são divulgadas por e-mail para os candidatos cadastrados), dinâmica de grupo e entrevista.

Para tornar-se um membro é necessário ser estudante universitário, ter entre 17 e 28 anos e saber inglês. O candidato passa por uma familiarização com a organização e, então, começa a assumir responsabilidades em diferentes áreas.

A sede nacional da AIESEC funciona na Faculdade de Administração e Ciências Contábeis/UFRJ, sala 207, no campus da Praia Vermelha.

Para os interessados em se associar, a próxima reunião será no dia 1º de setembro, às 18 horas, na CPM, em frente à Escola de Comunicação/UFRJ, Campus da Praia Vermelha.

Para maiores informações: http://www.aiesec.org.br/riodejaneiro.