Categorias
Memória

UFRJ promove Congresso de Anestesia

 Na última sexta-feira, dia 18, ocorreu no auditório Alice Rosa, no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF), o primeiro dia do I Congresso de Anestesia da UFRJ. Com o auditório lotado de especialistas da área, o professor Leonel Pereira e os doutores Humberto Mello e Marcelo Teixeira, do HUCFF, apresentaram alguns aspectos da anestesia loco-regional na criança, sob mediação da cirurgiã Ivonete Siviero, do Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira (IPPMG). Em seguida, a doutora Lillian Henneman, coordenadora da Clínica da dor e cuidados paliativos, serviço prestado pelo HUCFF, ministrou a palestra Controle da dor crônica: perspectivas atuais, e o doutor Rodrigo Diaz, também do Hospital, fechou a primeira parte do Congresso com a análise sobre os aparelhos de anestesia.

Leonel, professor em Anestésicos locais: particularidades na criança, destacou as vantagens da anestesia regional durante o procedimento no e pós-operatório. Segundo o professor, o rupivacaína é mais aconselhável quando doses contínuas são necessárias, e a bupivacaína, em doses únicas. O doutor Humberto Mello sublinhou características de adjuvantes na anestesia loco-regional, considerando a relação custo/benefício e acrescentou que muito foi desenvolvido na área anestésica através das clínicas de dor. Os adjuvantes são substâncias associadas aos anestésicos, que potencializam a ação destes. Entre eles, estão a adrenalina, a fenilefrina e os opióides, como a clonidina.

Substituindo a doutora Gisele Prazeres, que não pôde comparecer, o doutor Marcelo Teixeira uniu sua apresentação sobre os bloqueios periféricos com os esclarecimentos sobre as técnicas de anestesia no neuro-eixo. Para o doutor, é nos procedimentos pediátricos que existe maior interação entre o cirurgião e o anestesista. Marcelo procurou ainda alertar os profissionais para os diferentes tipos de complicações que podem ocorrer nesses procedimentos, destacando os métodos de controle e monitoramento das crianças. “É importante lembrar da importância do doutor Peter Spiegel, que criou a clínica da dor no HUCFF, e estabeleceu uma tabela que determina as dosagens por idade”, diz. O doutor Peter, por sua vez, tomou a palavra para destacar a fala de Marcelo sobre a importância do uso de estetoscópio na prevenção de complicações pediátricas.

O I Congresso de Anestesia da UFRJ continuou no sábado, com palestras da professora Fátima Fernandes, do doutor Sérgio Zaidhaf, do professor Alberto Esteves Gemal, entre outros especialistas. A programação foi das 8h às 13h, e o tema central foi a anestesia na ginecologia e obstetrícia.