Serviço Social já tem nova Diretora

A professora Maria Magdala Vasconcelos de Araújo Silva é a nova diretora da Escola de Serviço Social (ESS) da UFRJ. A posse aconteceu nesta última terça-feira, dia 15, no Salão Dourado, no Fórum de Ciência e Cultura, na Praia Vermelha.

A reitora em exercício, Sylvia Vargas, fez a abertura oficial do evento em que a professora Maria Magdala assumiu o cargo de diretora, e a professora Gabriela Maria Lema Icassuriaga, o cargo de vice-diretora da ESS.

Compunham a mesa da cerimônia o pró-reitor de Graduação, José Roberto Meyer Fernandes, a pró-reitora de Extensão, Laura Tavares Ribeiro Soares, o prefeito da universidade, Hélio de Mattos Alves, o decano do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), Marcelo Macedo Corrêa e Castro, e pela atual diretora da ESS, professora Rosana Morgado Paiva.

A professora Maria Magdala, ao assumir a diretoria da ESS, comprometeu-se em “manter uma gestão colegiada e democrática da unidade de ensino, garantindo a realização de reuniões periódicas; e a construir coletivamente uma política de recursos humanos visando a valorização da carreira técnico-administrativa e a identificação de competências e demandas”.

Além disso, estão nos planos da professora consolidar uma formação de qualidade, e estabelecer proximidade com movimentos sociais, rurais e urbanos, com entidades de defesa e direitos e outros organismos da sociedade civil, que partilhem os mesmos princípios éticos prescritos no código de ética do assistente social.

Durante a cerimônia, a professora Rosana Morgado, afirmou que o tempo de seu mandato “representou o tempo de cumprimento de funções”. Ela declarou que não realizou todos os projetos propostos, mas que entregava o cargo com o sentimento de tarefa cumprida “menos pelo que realizou e mais pelo que ajudou a construir no cotidiano”.