Professora Cheila Mothé é química do ano

Ter o devido reconhecimento pelo trabalho feito é sempre uma satisfação. E foi exatamente isso que aconteceu com Cheila Gonçalves Mothé, professora do Departamento de Processos Orgânicos da Escola de Química (EQ) da UFRJ, ao receber os prêmios Química do ano de 2006 e Retorta de Ouro.

“A importância deste prêmio é muito grande. É um prêmio que qualquer profissional da área deseja. É o reconhecimento de um trabalho e um sonho para mim. Jamais pensei que o estado fosse me agraciar com isso, fosse me reconhecer dessa forma. É realmente um sonho”, declarou Cheila Mothé.

Os prêmios são homenagens do Sindicato dos Químicos e Engenheiros Químicos do Estado do Rio de Janeiro (SQEQRJ) e do Conselho Regional de Química da 3ª Região (CRQ-III). A premiação ocorreu no dia 21 de junho deste ano como parte das solenidades do Dia Nacional do Químico 2006.

“É o reconhecimento de um conjunto de trabalhos relevantes em pesquisas, além da parte de recursos humanos, com os alunos”, afirmou a professora, que tem mais de 400 trabalhos publicados em sete diferentes linhas de pesquisa, 9800 horas-aula em ensino de graduação e pós-graduação, além de ter orientado mais de 100 alunos.

As pesquisas desenvolvidas pela professora se dividem entre os mais variados assuntos, desde alimentos, combate a doenças e até derrame de petróleo (Veja matéria sobre este assunto), entre outros. As sete linhas de pesquisa de Cheila Mothé são:

– Caracterização tecnológica de materiais por análise térmica
– Compósitos poliméricos com fibras naturais
– Compósitos e cerâmicos a partir de rejeitos industriais
– Comportamento reológico de polissacarídeos na indústria de alimentos
– Caracterização tecnológica aplicação na área de petróleo
– Reciclagem e tratamento de resíduos industriais