Toma posse nova diretora da Nutrição

A professora Elizabeth Accioly tomou posse da direção do sexagenário Instituto de Nutrição Josué de Castro (INJC) da UFRJ. A cerimônia ocorreu na última segunda-feira, dia 14 de agosto, no auditório da biblioteca do bloco L do Centro de Ciências da Saúde (CCS), na Ilha do Fundão.

Os diretores da Faculdade de Medicina, Antônio José Ledo, e do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB), Adalberto Vieyra, várias ex-professoras do INJC, os presidentes da FUJB, do Conselho Regional de Nutrição e do sindicato dos nutricionistas do Rio estiveram presentes ao evento. Homenageando a empossada, a vice-reitora Sylvia Vargas, o pró-reitor de graduação, José Meyer, o Decano do CCS Almir Fraga Valladares, e a ex-diretora do Instituto de Nutrição, Andréa Ramalho compuseram a mesa de cerimônia.

O evento foi aberto pela vice-reitora, com a leitura e assinatura do termo de posse. Na ocasião, o decano do CCS demonstrou-se satisfeito com os resultados obtidos durante os dois mandatos da professora Andréa Ramalho e confiante com a futura administração da nova diretora. Ele aproveitou a oportunidade para pedir a colaboração do INJC com a decania do centro.

A ex-diretora, Andréa Ramalho, destacou as conquistas ocorridas ao longo da sua gestão e agradeceu o apoio que recebeu da administração central e de outros institutos do CCS. Certa do caráter e comprometimento da empossada, Andréa desejou êxito à nova direção.

Durante o pronunciamento, a professora Elizabeth Accioly, relembrou suas fases de aluna no próprio Instituto de Nutrição e os momentos de perseguição durante a ditadura militar. Já como professora, ela participou do processo de sucateamento do aparelho público e destacou o papel transformador da universidade na sociedade. A nova diretora também estabeleceu metas para a sua gestão, considerou fundamental a participação do instituto na construção de um novo projeto político e pedagógico para a universidade e homenageou os ex-diretores e Josué de Castro, patrono do INJC.

A vice-reitora encerrou o evento afirmando que o Instituto de Nutrição é uma unidade expressiva dentro da UFRJ. Segundo ela, o caráter público de sua posse é uma forma valiosa de lembrar a todos a dimensão da responsabilidade do mais alto cargo da hierarquia administrativa de uma unidade.

Sylvia Vargas demonstrou-se esperançosa quanto à liderança interna da nova gestão e junto aos outros diretores para que participe desse momento de reflexão e de mudança que a universidade vive. Ela agradeceu a ex-diretora e sua equipe pela colaboração, dedicação e competência, nos últimos anos, e desejou boa sorte, coragem e paciência à Elizabeth Accioly, contando com o seu auxílio num esforço conjunto para tornar a UFRJ cada vez melhor.