XIX Simpósio em Programação Matemática

O ISMP é realizado desde 1949, a cada três anos. É o maior foro de discussão e troca de experiências na área de programação matemática. Pela primeira vez o evento é sediado em um país da América Latina.
O evento comportou 63 sessões diárias de palestras, divididas em três horários (10:15h; 15h; 17h) nos quais ocorriam 21 sessões paralelas simultâneas, todas em salas da UFRJ. Em salas da Escola de Guerra Naval (EGN), do Escola de Comando do Estado Maior do Exército (ECEME), e do Instituto Militar de Engenharia (IME), ocorreram diversas plenárias.
As palestras foram divididas em três grupos. O grupo I abordou temas como: Finanças e Economia, Otimização Combinatória, Otimização em Sistemas Energéticos, Logística e Transportes. O grupo II destacou Bioinformática, Programação Dimensional Infinita, Otimização Robusta e Otimização de Softwares. Já o grupo III lidou com Programação Dinâmica, Algoritmos de Aproximação e Otimização On-line.
O evento foi patrocinado pelas quatro universidades públicas do Rio de Janeiro (UFRJ, UFF, Unirio e Uerj), além da PUC-RJ, SAS Institute, Impa, IBM, CBPF, Capes, CNPq e Laboratório Nacional.
O Comitê responsável pelo programa foi formado por Frédéric Bonnans – INRIA (França), Roberto Cominetti – Universidad de Chile, William Cook – Georgia Tech (EUA), Masakazu Kojima – Tokyo Tech (Japão) Abílio Lucena – UFRJ, Nelson Maculan – UFRJ, Rüdiger Schultz – Universität Duisburg-Essen (Alemanha) e Éva Tardos – Cornell University (EUA). A organização ficou a cargo dos professores Nelson Maculan e Abílio Lucena (ambos da UFRJ) e Celso Ribeiro (UFF)
De acordo com professor Nelson Maculan, secretário de Ensino Superior do Ministério da Educação (SESu/MEC), é a primeira vez que esse evento é feito fora do eixo Europa – América do Norte – Japão. “Conseguimos isso, pois a comunidade brasileira da matemática é forte, que tem ido a todos os congressos e no último levamos cerca de sessenta pessoas”, destaca Maculan.