IFCS inaugura Café Cultural

No estilo dos cafés antigos, o Café Cultural do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ foi reinaugurado na última terça-feira, dia 8, com vinho e ao som de uma banda de Chorinho. O evento contou com a presença de alunos, funcionários, professores, integrantes de outras unidades e do Reitor da universidade, professor Aloísio Teixeira. O principal objetivo da reabertura da livraria café é de transformar o local em um espaço charmoso, onde tanto alunos quanto professores e funcionários de todos os departamentos do IFCS possam conviver e receber seus convidados.

Outra meta do espaço é contribuir para vida cultural do Instituto. Segundo Gilberto Lyra e Fernando Palha, dois dos sócios do Café, os horários vagos serão aproveitados para atividades como leitura de poesia, rodas de chorinho, debates entre alunos e professores, e performances teatrais.

Além disso, os professores do IFCS poderão lançar seus livros ali, o que permite a eles receber o apoio de seus colegas, alunos e funcionários, como apontou a Profª Gláucia Villas Bôas, vice-diretora do IFCS que teve seu livro, “Mudança Provocada. Passado e futuro no Pensamento Sociológico Brasileiro”, lançado durante a reinauguração, junto ao livro “Malandros Desconsolados. O Diário da primeira greve geral no Rio de Janeiro” da Profª Francisca Avezedo, diretora adjunta de graduação da Unidade.

No que se refere ao termo “Café” do título: a princípio serão oferecidos lanches como salgados, sanduíches, doces e tortas. Mas como disse Fernando, uma pesquisa será feita com os alunos para que o cardápio seja adaptado às necessidades dos discentes. Outra preocupação é manter os produtos com um preço acessível aos estudantes. Ponto com o qual Dário de Paiva, participante do Centro Acadêmico de Ciências Sociais, concorda, ressaltando que os alunos e funcionários formam o maior grupo do IFCS, e não deve haver exclusão dentro do Café.

A livraria trabalhará principalmente com editoras universitárias, disponibilizando títulos das áreas de Filosofia e Ciências Humanas com descontos para alunos e professores. E estará aberta das 8h às 20h, de segunda à sexta-feira, no Pátio Central do IFCS, que fica no Largo de São Francisco, Centro do Rio.