Vagas docentes na UFRJ

xxxxxx

A Plenária de Decanos e Diretores da UFRJ realizada dia 31 de julho, discutiu apenas um tema: a alocação de vagas de docentes da universidade.

Segundo dados levantados por Cláudia Morgado, professora da Escola Politécnica, apresentados em uma curta demonstração de slides durante a Plenária, o número de vagas destinado pelo governo à UFRJ não atende às necessidades dos cursos. Diante do número de aposentadorias, o corpo docente de vários cursos oferecidos tem diminuído, e alguns estão ameaçados.

Durante a Plenária discutiram-se duas frentes de atuação: uma interna, procurando a melhor maneira possível de distribuir as vagas disponíveis entre os cursos, de acordo com suas necessidades, avaliando os casos mais graves; a outra, externa, abrindo um debate com o governo, expondo os problemas enfrentados pela UFRJ, a fim de aumentar o número de vagas oferecidas.

Entre os cursos mais comprometidos estão os da Escola de Belas Artes e o da Faculdade de Direito.