O mundo quântico

xxxxx

agencia2744T.jpgA Coordenação de Programas de Estudos Avançados (Copea), do Fórum de Ciência e Cultura (FCC) da UFRJ, dará início ao ciclo de conferências O Mundo Quântico. Para as duas primeiras, foram convidados Lisa Randall, professora de Física Teórica da Universidade de Harvard, e Edgard Witten, professor de Física Matemática do Instituto de Estudos Avançados de Princeton (New Jersey, EUA).

A conferência Warped passages: extra dimensions in the universe, de Lisa Randall, terá como tema a possível existência de dimensões extra no universo e suas implicações sobre gravitação e Cosmologia. A professora tem produzido trabalhos de grande repercussão na área, como seu livro Warped passages: unraveling the mysteries of the universe’s hidden dimensions citado pelo New York Times entre os 100 livros mais notáveis de 2005. Essa palestra será realizada dia 3 de agosto.

Já a conferência Cosmic acceleration and particle physics, de Edgard Witten, será sobre a recém-observada aceleração da expansão do universo e sua relação com matéria escura e a física das partículas. Edgard é um dos principais criadores e expoentes da Teoria das Supercordas e considerado um dos maiores físicos da atualidade. A conferência de Witten acontecerá dia 10 de agosto.

Ambas apresentações são abertas ao público em geral e serão realizadas no Salão Pedro Calmon do FCC, no Campus Praia Vermelha às 17h30. Para maiores informações entrar em contato pelo telefone: 2295-1595.