Vem aí a XXVIII Jornada

xxxxxxx

agencia2745T.jpgA Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa (PR-2) já iniciou os preparativos para a XXVIII Jornada Giulio Massarini de Iniciação Científica, Artística e Cultural da UFRJ, que acontecerá nos dias 7, 8 e 9 de novembro. O objetivo é proporcionar um espaço de exposição e discussão dos trabalhos de Iniciação Científica, estabelecendo um intercâmbio entre alunos de graduação, professores e pesquisadores envolvidos em atividades de pesquisa da UFRJ.

Porém, a participação dos estudantes não se restringe aos bolsistas. Apesar da apresentação desses ser obrigatória, há muitos trabalhos desenvolvidos por alunos não bolsistas. E eles vêm crescendo dentro do evento: de 756 em 1997 para 3703 em 2005. Segundo Fátima Freitas, coordenadora técnica da jornada, a condição principal é ser estudante de graduação da UFRJ, mas algumas exceções são permitidas. “Os trabalhos de pós-graduação somente são aceitos se o aluno tiver sido da graduação até o último semestre de 2005. Caso ele não seja da UFRJ, pelo menos um de seus orientadores deve ser ligado à universidade”, explica Fátima.

A abertura do evento será no Centro de Tecnologia (CT), onde haverá a exposição de painéis de todos os centros da UFRJ, incluindo os da Iniciação Júnior do Colégio de Aplicação. Essa exposição inicial é avaliada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) que, desde 1993, tem convênio com a universidade para a realização anual da jornada.

Realizada pela primeira vez em 1978, a jornada era, inicialmente, limitada ao Centro de Tecnologia (CT) e ao Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN), tendo como organizador o professor Giulio Massarini – um dos pioneiros, junto com Alberto Luiz Coimbra, da pós-graduação em Engenharia no Brasil. Em 1985, a apresentação dos projetos da UFRJ se expandiu para os outros centros da instituição, contando com a apresentação de quase uma centena de projetos. Na última edição, em 2005, esse número evoluiu para mais de dois mil trabalhos, segundo dados da Coordenadoria Técnica do evento.

A edição de 2006 terá novidades. Pela primeira vez, o Fórum de Ciência e Cultura (FCC) participará como um centro de pesquisa, tendo seus trabalhos apresentados no Museu Nacional, na Quinta da Boa Vista, em São Cristóvão. Nas edições anteriores, as pesquisas ligadas ao FCC eram distribuídas entre as demais sessões de apresentação – CFCH, CCMN, CCJE, CCS, CT e CLA.

Além disso, o melhor trabalho de cada centro receberá um prêmio de mil reais da Fundação Universitária José Bonifácio (FUJB). A avaliação será como nas edições anteriores: por docentes da instituição que também vão coordenar as sessões. Os melhores de cada uma serão convidados para uma apresentação especial onde será escolhido o vencedor de cada centro. Os outros trabalhos receberão menção honrosa.

A coordenação do evento é de responsabilidade do professor Walter Araújo Zin, do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF) e de Maria de Fátima Freitas, coordenadora técnica da JIC. Mais informações sobre a XXVIII Jornada Giulio Massarini de Iniciação Científica, Artística e Cultural da UFRJ, podem ser encontradas em clicando aqui; no 8º andar do prédio da Reitoria, sala 801, pelo e-mail jornada@pr2.ufrj.br ou pelos telefones (21) 2598-1719 e 2598-9644.