Nota de Esclarecimento

jfbcmxcbn

A Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) informa que não houve tumulto em sua unidade como publicaram alguns órgãos de imprensa, na última segunda-feira, em função da abertura das inscrições do curso de extensão em línguas para novos alunos. A partir deste ano, o processo de inscrição tornou-se informatizado para evitar o que ocorreu nos anos anteriores: pessoas acampando durante uma semana na porta da Facudade e os transtornos que daí derivavam.

Com as inscrições via internet, o atendimento para efetivação da matrícula foi destinado apenas aos que fizeram o cadastro on-line. A Faculdade de Letras disponibilizou computadores para aqueles que não tivessem como se cadastrar.

As vagas terminaram rapidamente e aproximadamente 20 pessoas, que se encontravam nas dependências da instituição e que não conseguiram se cadastrar, cobravam esclarecimentos. As explicações foram adequadamente fornecidas pela direção da unidade, sem que houvesse em momento algum qualquer espécie de transtorno ao funcionamento da mesma.

Segundo o Professor Ronaldo Lima Lins, diretor da unidade, este ano foram abertas menos vagas que nos anos anteriores para que o curso pudesse continuar atendendo aos seus estudantes com o padrão de excelência adequado a uma universidade pública do porte da UFRJ.

É importante ressaltar que a Universidade se destina ao ensino superior, mas disponibiliza o curso de extensão em línguas, ministrados por alunos da graduação e coordenados, supervisionados e orientados por professores da UFRJ.

A direção do curso informou ainda que foram oferecidas, no dia 24 de julho, início do período de inscrição, 185 vagas para alemão, 25 para árabe, 162 para espanhol, 48 para francês, 48 para hebraico, 38 para inglês, 114 para italiano, 23 para japonês, 25 para oficina de língua portuguesa, 42 para redação, 25 para russo, 25 para inglês instrumental.

Um novo período para o preenchimento de vagas ociosas será aberto, no dia 10 de agosto, a partir das 10 horas pela internet no site http://www.letras.ufrj.br/clac .