1ª etapa de Alfabetização da UFRJ é concluída

xxxxxx

agencia2717T.bmpDoze dos 100 alunos que concluíram a primeira etapa do Programa de Alfabetização da Pró-reitoria de Extensão (PR-5) da UFRJ para Jovens e Adultos de Espaços Populares são servidores da Prefeitura Universitária (PU). No dia 29 de junho ocorreu a cerimônia de conclusão dessa fase do programa. A Turma Aloísio Teixeira, nome dado em homenagem ao reitor da UFRJ, lotou o Salão Azul da Reitoria onde estiveram presentes familiares, colegas de trabalho, autoridades da UFRJ e o Secretário de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad) do Ministério da Educação, Ricardo Henriques.

O projeto, implantado em 2004 pela PR-5 com a colaboração de várias unidades e centros da Universidade, ensina moradores de comunidades de baixa renda a ler e a escrever e é aberto, também, a funcionários da UFRJ. Depois de serem alfabetizados, os alunos são encaminhados para a rede pública regular de Ensino. O objetivo é que os participantes dêem continuidade aos estudos. As estatísticas comprovam o êxito da iniciativa: cerca de 80% dos alunos inscritos no programa conseguem ser alfabetizados e 50% atingem os graus mais elevados do Indicador Nacional de Alfabetismo Funcional (Inaf).

O Programa de Alfabetização da PR-5 reúne 11 turmas espalhadas por regiões de periferia do Rio de Janeiro. As aulas são ministradas à noite e em instalações localizadas nas próprias comunidades. Estudantes de graduação e pós-graduação (mestrandos) de diversos cursos da UFRJ participam como professores do projeto. As lições do projeto não se restringem aos limites físicos das salas de aula. Os alunos realizam uma série de atividades externas, tais como visitas a pontos turísticos da cidade; exibições de filmes e documentários nacionais e ida a mostras de artes em Museus e Centros Culturais. Essas ações reforçam o caráter de inclusão social que a iniciativa apresenta.

O resultado levou a PU a ampliar seu apoio ao projeto colocando à disposição o auditório do Horto, com capacidade para abrigar 50 novos alunos. Já o Setor de Serviço Social da Seção de Pessoal da PU iniciou o levantamento de servidores não alfabetizados com o objetivo de estimulá-los a participarem das novas turmas. Reuniões com a PR-5 vão definir como atender a essa demanda. As ações vão ao encontro da meta da UFRJ de nos próximos cinco anos ter todos os seus servidores com pelo menos o Ensino Médio completo. A PU, que tem o maior número de servidores, comparado aos demais órgãos da Administração Central, tem também o maior contingente de pessoal a ser atingido por essa meta.