III Seminário Núcleo Interdisciplinar UFRJ-mar

lalalalalalalalalalala

agencia2710T.jpgNos dias 19, 20 e 26 de agosto será realizado o 3º Seminário Núcleo Interdisciplinar UFRJ-mar, na sede do Núcleo localizada no Hangar, na Ponta do Catalão – Ilha do Fundão. As inscrições dos resumos dos trabalhos já começaram e serão aceitas até o dia 31 de julho. O Seminário será constituído de sessões com apresentação oral dos trabalhos selecionados, seguidas de debates, e apresentações de painéis. No dia 26 será realizada uma sessão plenária para discutir o projeto de institucionalização e o planejamento de atividades para os doze meses subseqüentes.
Os interessados devem se inscrever pelo site: www.ufrjmar.ufrj.br

O Núcleo Interdisciplinar UFRJ-mar estará completando quatro anos em outubro de 2006. O primeiro seminário foi realizado em maio de 2002 em Arraial do Cabo como parte das atividades do 3º Festival UFRJ-mar. Este 3º Seminário pretende celebrar os quatro anos de existência do Núcleo e iniciar uma série de eventos acadêmicos que tem como objetivos principais divulgar os principais resultados obtidos com as diversas ações, programas, projetos e atividades acadêmicas realizadas durante este período, promover a articulação e a integração dos vários grupos envolvidos, estimular novas adesões ao Núcleo e dar início ao processo de sua institucionalização.
O seminário pretende ainda estimular o registro das atividades de ensino, pesquisa e extensão relacionadas ao mar e aos ambientes costeiros na UFRJ e em outras instituições associadas ao Núcleo UFRJ-mar, com o propósito de criar uma publicação acadêmica, periódica, para a divulgação dos resultados mais expressivos.

Este segundo seminário será constituído, em parte, por trabalhos de estudantes, pesquisadores e professores vinculados ao Núcleo UFRJ-mar, mas isso não exclui a participação de outros pesquisadores e professores que atuem na mesma área de atuação do Núcleo.
É obrigatória a participação dos bolsistas do projeto no seminário. Os alunos que não tiverem possibilidade de apresentar um trabalho, deverão apresentar, individualmente ou em grupos de até 4 pessoas, um painel do trabalho que vem realizando na Escola dos Pescadores ou em qualquer dos projetos do UFRJ-mar. Estes alunos deverão fazer a inscrição normalmente e informar no resumo do trabalho, do que se tratará sua apresentação.

Normas para envio de trabalhos

·Resumos: Título em caixa alta e negrito; nome e área de atuação abaixo do título; texto com, no máximo, 250 palavras. Tudo em “Times New Roman”, fonte 12.

·Artigo Final: Título em caixa alta e negrito; nome e área de atuação abaixo do título; texto em, no máximo, 10 páginas. Tudo em “Times New Roman”, fonte 12. Os artigos devem ser entregues em uma cópia impressa e em disquete.

·Painel: Trata-se de um esquema de exposição em que se organiza visualmente a apresentação de um trabalho de comunicação. A dimensão do painel deve ser de 1,00 X 1,00 m e o título deve estar centralizado em caixa alta e negrito na borda superior. O(s) nome(s) dos apresentadores e área devem ser colocados na margem inferior direita do painel.

Temas propostos:

·Educação Interdisciplinar e trabalho