IFCS defende patrimônio artístico e histórico

lalalalalala

agencia2698T.jpg O Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ foi palco, no último dia 6, do ato público em desfesa do patrimônio artístico e histórico nacional e carioca. Tal manifestação faz parte do movimento, organizado pela Associação Nacional de História (ANPUH), que visa combater roubo de peças e documentos de museus, bibliotecas e arquivos da cidade.
A última vítima dos ladrões foi o Arquivo Nacional da Cidade do Rio de Janeiro, de onde foram levadas 3.862 peças: cerca de 1,5 mil fotos de Augusto Malta, 146 estudos do pintor Lucílio de Albuquerque e 87 gravuras de Debret, além de revistas e almanaques. Apesar da grande perda, o que mais preocupa o movimento é o fato de este não ser um episódio isolado. Segundo Ismênia de Lima Martins, representante da Universidade Federal Fluminense, tais roubos têm sido rotineiros nos úlimos três anos. Tanto ela quanto Paulo Knauss (ANPUH) apontam para a existência de um quadrilha especializada nesse tipo de roubo e que se beneficia de fatores como: a terceirização dos funcionários; o mau preparo da polícia e do Ministério Público para lidar com esse tipo de crime. Segundo Paulo, “a ação policial aparentemente não tem sido efetiva, já que se vê a participação dos mesmos personagens em diferentes situações de saque” — destaca Paulo, chamando atenção para a falta de controle de procedência das peças vendidas em leilões e lojas.
Além de universidades públicas, museus, bibliotecas e arquivos, participaram da manifestação representantes dos sindicatos dos bancários e advogados, além da Câmara Municipal. Isso prova que este não é um problema restrito aos pesquisadores e museólogos, pois afeta todos os cariocas ao transformar bens públicos em objetos restritos às coleções privadas. Tais peças, além de constituírem a memória do país e serem utilizadas por pesquisadores como fontes de seus estudos, também podem ser usadas por qualquer cidadão como prova probatória em processos legais.
De acordo com Jessie Jane, diretora do IFCS, a manifestação desta quinta será desdobrada em outras ações no campo político e jurídico. “Estamos iniciando um movimento de conscientização da sociedade brasileira em relação a esse problema (falta de preservação e defesa do patrimônio histórico)” — afirma a diretora complementando que estão sendo colhidas assinaturas de entidades da sociedade civil ligadas ao campo da cultura, e serão encaminhadas aos secretários e ministro da Cultura, prefeitura, governo, Polícia Federal e Ministério Público.