Instituto de Química representa América do Sul

gsgsgws

O aluno Jorge de Almeida Rodrigues Jr., do Programa de Pós-Graduação em Química Orgânica do Instituto de Quimica (IQ) da UFRJ, representará a América do Sul no próximo encontro do International Student Paper Contest (SPE), em San Antonio, no Texas (EUA), de 24 a 27 de setembro, que acontecerá durante o Annual Technical Conference and Exhibition (ATCE). O evento é organizado pela SPE International (Sociedade Internacional de Engenharia de Petróleo). O artigo do estudante da UFRJ, “New multi-functional polymeric additives for water based muds”, foi considerado o melhor dentre os diversos trabalhos apresentados por alunos de outras universidades, como USP e Unicamp, indicados pelos respectivos núcleos de pesquisa em petróleo de suas universidades. Trata-se do trabalho que foi também projeto de final de curso do aluno, em 2005, no Instituto de Química da UFRJ e que teve a orientação das professoras, Regina Sandra V. Nascimento e Elizabeth Roditi Lachter. Jorge Rodrigues trabalha atualmente no Pólo de Xistoquímica Professor Cláudio Costa Neto, do IQ, onde é aluno de doutorado.

No artigo premiado, Jorge Rodrigues, 24 anos, estuda uma série de novos aditivos para fluidos de perfuração à base de água, descrevendo desde a estratégia desenvolvida até a síntese e aplicação dos produtos. O grande desafio desta área tem sido o desenvolvimento de novos fluidos de perfuração à base de água que atendam a todas as propriedades requeridas durante os estágios da perfuração e que também sejam biodegradáveis e, portanto, menos agressivos ao meio ambiente. Este trabalho foi inicialmente requisitado pelo Centro de Pesquisas da Petrobrás (Cenpes) ao Grupo de Materiais Poliméricos Multifásicos do Pólo de Xistoquímica, que estuda, dentre outros materiais, fluidos de perfuração. Uma patente deste novo processo já foi solicitada junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

Segundo ele, estes novos aditivos desenvolvidos procuram conferir aos fluidos não só um excelente desempenho como modificadores reológicos, como diversas outras propriedades importantes. “Desta forma, tais aditivos acabam por apresentar um caráter multifuncional, o que reduz o número de componentes a serem utilizados na formulação”, explicou. Conseqüentemente, reduzem-se os custos e minimizam-se os problemas acerca da incompatibilidade de aditivos, além de se conseguir um produto a partir de matérias-primas biodegradáveis.

“Diversos tipos de fluidos são utilizados na perfuração de poços de petróleo” esclarece o aluno, “no entanto, aqueles à base de óleo têm registrado inúmeros problemas ambientais e tecnológicos”. Jorge acredita que, proximamente, a tendência será substituí-los por fluidos à base de água, considerados menos agressivos. No seu trabalho, os fluidos desenvolvidos desempenham não só as funções básicas daqueles à base de água, mas apresentam também excelentes propriedades lubrificantes somente atingidas, em geral, pelos fluidos à base de óleo. Tal proposta sugere um caminho apontando para o desenvolvimento de um “fluido universal”, que possa ser utilizado em todas as fases da perfuração. “Isto tornaria o processo da perfuração incrivelmente mais ágil e menos oneroso, uma vez que não haveria mais a necessidade de se interromper a perfuração para trocar o fluido”, afirma. O assunto é de particular interesse da empresa, uma vez que o aluguel de uma sonda de perfuração pode alcançar a soma de, aproximadamente, US$ 100 mil/dia.