Mostra Mais 2006

lalalalalala

agencia2668T.jpgO Curso de Direção Teatral, da Escola de Comunicação da UFRJ, está realizando até 16 de julho, no Campus da Praia Vermelha, a Mostra Mais 2006.
Dos doze espetáculos que compõem o “festival”, iniciado no dia 28 de junho, três já foram apresentados. Com diferentes propostas de encenações e adaptações inovadoras de textos clássicos nacionais e internacionais, assim como contemporâneos, os espetáculos vêm surpreendendo o público. Obras de Nelson Rodrigues, Brecht, Shakespeare, Tennesse Williams, Rafael Martins, Eugéne Ionesco, Kesselring, Ibsen, Jean Genet e os gregos Sófocles e Aristófanes, estão sendo encenadas.
A iniciativa contou com a participação de outros cursos da ECO (Jornalismo, Produção Editorial); Escola de Belas Artes (Indumentária e Cenografia); Casa da Ciência (produção e logomarca). Destaca-se o decisivo apoio da PR-5, um evidente reconhecimento de que, além do caráter curricular, estes espetáculos inserem-se também no conceito de extensão universitária. A Gráfica UFRJ imprimiu folders e cartazes.
Para a coordenadora do Curso de Direção Teatral, professora Carmem Gadelha, o objetivo mor do projeto é atrair o público universitário: “Esperamos que este ano a comunidade acadêmica se some ao público externo que costuma lotar nossas mostras”. A divulgação está sendo feita com a distribuição de folders e cartazes em pontos estratégicos de grande fluxo de professores, estudantes e técnico-administrativos, não se restringindo apenas ao Campus da Praia Vermelha.
“São alunos do sexto período que realizam a Mostra Mais”, explica Carmem. Ao longo do curso os estudantes desenvolvem três trabalhos práticos com a montagem de peças teatrais. Já se incorporou ao calendário cultural da cidade a Mostra de Teatro da UFRJ, que ocupa a Casa da Ciência no final do segundo semestre com espetáculos de formatura. Teremos, este ano, a sexta edição.
“A Mostra Mais é um segundo trabalho de experimentação teatral e tem por objetivo desenvolver e aprofundar o estudo do texto dramático (incluindo a possibilidade de sua elaboração por parte do aluno), com vistas à realização cênica”, explica Carmem.
Leva-se um semestre para a preparação das peças. Quanto aos textos, Carmem Gadelha afirma que “os alunos são inteiramente livres para escolher temas ou gêneros. Não há nenhuma exigência quanto a isso”. Cabe ao professor orientador “problematizar e incitar à pesquisa e à reflexão”. Este diálogo permite a complementação intelectual do trabalho de sala de aula, seja em disciplinas práticas, seja em teóricas.
A coordenadora faz lembrar o caráter transdisciplinar do teatro, o que propicia a integração entre instâncias do conhecimento que se produz na UFRJ; e conclui: “investir nessa mostra de teatro é também fazer investimentos em diversos cursos, pois temos alunos não apenas da Direção Teatral na realização do evento”. Qualquer estudante da universidade pode participar das pesquisas, em qualquer nível da sua execução, inclusive como ator. O evento é aberto ao público, com distribuição de senhas antes dos espetáculos.

06/07 (quinta-feira)

Autor: Jean Genet
Direção: Luciana Barboza
Sala Anísio Teixeira