Vila Residencial vive dia de inclusão social

fafa

Instituto de Nutrição Josué de Castro da UFRJ realizou nesta terça-feira, dia 20, uma ação específica dirigida aos idosos moradores da Vila Residencial da Universidade, localizada atrás da Reitoria, na Ilha do Fundão. O projeto, coordenado pela professora Maria Auxiliadora Santa Cruz Coelho fez uma avaliação de nutrição e saúde e uma intervenção nutricional dessa população.

— A proposta de atuação do Instituto de Nutrição no Programa de Inclusão Social da Vila Residencial da UFRJ considera a questão alimentar e nutricional um requisito básico para a promoção, proteção e recuperação da saúde, possibilitando a afirmação plena do desenvolvimento de grupos populacionais, com qualidade de vida e cidadania — analisou a coordenadora.

O programa contempla avaliação do estado nutricional através da antropometria (estudo das medidas do corpo humano) e da composição corporal dos idosos com uso da técnica de bioimpedância elétrica (mede a gordura do corpo através de uma corrente elétrica de baixa intensidade), realização de exames bioquímicos, avaliação do consumo alimentar e orientação nutricional. Com base nas informações serão implementadas orientação nutricional individual e em grupo de acordo com os problemas apresentados. Foram realizadas dinâmicas de grupo para discussão da problemática existente.

De acordo com informações da professora Rita de Cássia Perrelli, do departamento de Nutrição Social e Aplicada, do Instituto de Nutrição, o trabalho é desenvolvido por alunos da graduação como prática curricular. Eles atuam nas perspectivas da segurança alimentar e nutricional e atenção integral à saúde, incentivando a promoção de hábitos e estilos de vida saudáveis. Além de prover a comunidade de diagnósticos atualizados sobre práticas alimentares.