Conforto ambiental e eficiência energética

gfgsgrfs

agencia2630T.jpgA Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU), da UFRJ, inaugurou, dia 12 de junho, o Laboratório de Conforto Ambiental e Eficiência Energética (LCAEE). A entrega da sala, e suas instalações, localizada no térreo do prédio da Reitoria, deve-se ao convênio da Eletrobras com a UFRJ. Ao todo foram investidos R$ 179 mil, que vieram através do Programa Nacional da Conservação de Energia Elétrica (Procel) da empresa. A novidade visa ao estudo das condições térmicas, acústicas, luminosas e energéticas na Arquitetura. O laboratório conta com túnel de vento e um helíodomi (aparelho que simula a passagem dos raios solares em diferentes horários e estações do ano pela Terra).

“É um dia simbólico, pois marca mais uma conquista da universidade. Esse convênio com a Eletrobras é um namoro moderno, pois oferecemos diversas unidades para celebrarmos parcerias semelhantes a essa. É um meio de trazermos investimentos para a UFRJ, pois as verbas para esse fim ainda são poucas. Diferentemente das de custeio, que conseguimos dobrar de R$ 47 milhões para R$ 96”, destacou o reitor da UFRJ, Aloísio Teixeira.

Para o diretor da FAU, Gustavo Rocha, o laboratório é um antigo anseio de professores e estudantes. “É um projeto que começou há mais de quatro anos e teve enorme empenho da antiga direção da FAU”. O diretor de Projetos Especiais da Eletrobrás, Rui Castro, enfatizou que o laboratório é um marco de experimentação e que contará com bolsistas da graduação e da pós-graduação: “estamos lançando semente no campo fértil e contribuindo para o engrandecimento de nossa nação”.

Após a cerimônia de inauguração, a coordenadora do novo laboratório, Eunice Bonfim, realizou uma breve apresentação e demonstração dos equipamentos. Na ocasião, a professora frisou que entre as perspectivas futuras está a construção de um céu artificial, como já existe em outros países. Também estiveram presentes o decano do Centro de Letras e Artes, Léo Soares e o chefe da Divisão de Projetos Especiais da Eletrobrás, Fernando Perrone.