Curso sobre a arte brasileira

gvfdsgs

A Escola de Belas Artes (EBA-UFRJ) realizará um curso de extensão sobre arte brasileira, para professores de Educação Artística. O tema será “Arte Brasileira nos séculos XIX e XX – uma abordagem histórica, estilística e temática”.

Em sua quarta edição, o curso faz parte das ações empreendidas pelo Pólo Arte na Escola, fruto de um convênio assinado entre a UFRJ e o Instituto Arte na Escola.

O curso será realizado no período de 15 de agosto a 21 de novembro, às terças-feiras, de 8 às 12h, na sala 702 da Escola de Belas Artes, Prédio da Reitoria, Campus da Ilha do Fundão.

As inscrições poderão ser feitas pelo e-mail (artenaescola@eba.ufrj.br), pelo fax 2280-9590 ou através do preenchimento da ficha de inscrição na sala do projeto Arte na Escola, no térreo do prédio da Reitoria, no Campus Ilha do Fundão. Será cobrada uma taxa de R$30,00.

Confira a programação:

Primeira parte:
Introdução – História dos jardins e arte no período colonial no Brasil

15/agosto (Prof. Carlos Terra) – Conceitos de jardim. Usos e tipos de jardins. Os jardins da antigüidade até o século XVI.

22/agosto (Prof. Carlos Terra) – Os jardins nos séculos XVII, XVIII, XIX e XX.

29/agosto (Prof. Carlos Terra) – Os jardins no Brasil – séculos XIX e XX.

5/setembro (Prof. Luiz Gustavo) – O Período Colonial – séculos XVI e XVII: os determinantes históricos, a Arquitetura – programas e partidos. A Pintura e a Escultura. A Talha e o Azulejo.

12/setembro (Prof. Luiz Gustavo) – O Período Colonial – século XVIII: os determinantes históricos, a Arquitetura – programas e partidos. A Pintura e a Escultura. A Talha e o Azulejo.

Segunda parte:
A Arte no Brasil – Séculos XIX e XX

19/setembro (Prof. Luiz Gustavo – Século XIX e início do século XX: a revolução industrial e o início da modernidade artística na Europa. As vanguardas e o academicismo.

26/setembro (Prof. Luiz Gustavo) – Primeira metade do século XIX: as mudanças econômicas e políticas da chegada de D. João VI (1808) e da Independência (1822). A criação da Academia Imperial de Belas Artes. O neoclassicismo.

3/outubro (Prof. Luiz Gustavo) –Meados do século XIX: o Segundo Reinado. A consolidação da nação e a construção do seu imaginário. As transformações da Academia Imperial de Belas Artes. A absorção do romantismo: a pintura histórica e o indianismo.

10/outubro (Prof. Luiz Gustavo) – Passagem do século XIX para o século XX: as mudanças econômicas e políticas. A abolição e a república, o processo de modernização do país. A absorção do romantismo paisagista, do realismo, do impressionismo, do simbolismo e do art-nouveau. A arquitetura eclética.

17/outubro (Prof. Luiz Gustavo) – O século XX: as vanguardas européias nas duas primeiras décadas. A consolidação das correntes abstratas geométricas nos anos 30 e 40.

24/outubro (Prof. Angela Ancora) – O predomínio do abstracionismo informal na década de 50. A arte pós-moderna a partir da década de 60.

31/outubro (Prof. Angela Ancora) – Anos 10 e 20: a República Velha e o Tenentismo. Os antecedentes do modernismo. A Semana de 22. O “pós-Semana”: os movimentos pau-brasil e antropofagia.

7/novembro (Prof. Angela Ancora) – A revolução de 30: Getúlio Vargas e o Estado Novo. A opção pelo figurativismo e pelo nacionalismo (a questão social). A formação de grupos de artistas em São Paulo e no Rio de Janeiro. A expansão para os demais estados. O racionalismo e o organicismo na arquitetura. A criação de museus.

14/novembro (Prof. Angela Ancora) – Anos 50: o governo JK e o desenvolvimentismo. O início das bienais de São Paulo. O concretismo paulista. O neoconcretismo carioca. O informalismo.

21/novembro (Prof. Angela Ancora) – Anos 60 e décadas subseqüentes: o golpe de 64, os militares e a abertura. O desdobramento do concretismo: a op-art. O desdobramento do neoconcretismo: a arte conceitual. A volta à figuração: a pop-art e o tropicalismo. As novas experiências visuais, revivalismos. Urbanismo e arquitetura moderna: a experiência de Brasília