Mais de 1000 inscritos na Semana de Integração

Teve início dia 22, a Semana de Integração Acadêmica do Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Com apoio da Fundação Universitária José Bonifácio, do Ministério de Ciência e Tecnologia e da Eletrobrás, a Semana conta com expressiva participação da comunidade da UFRJ. De acordo com a decana do CFCH, Suely de Almeida, mais de mil inscrições foram realizadas para as atividades oferecidas pelo evento, o que demonstra a vitalidade da produção e do debate acadêmico. A semana prossegue até dia 26.

agencia2579T.jpgA Sessão de Abertura da Semana de Integração Acadêmica ocorreu ontem, dia 22 de maio, com a apresentação da Orquestra Camerata Experimental, regida por Wendel Kettler e a presença da Decana do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), professora Suely Souza de Almeida, da reitora em exercício da Universidade Federal do Rio de Janeiro, professora. Sylvia Vargas, do secretário executivo do Ministério de Ciência e Tecnologia, professor Luiz Fernandes e da pró-reitora de Extensão da UFRJ, professora Laura Tavares.

Realizada pelo Centro de Filosofia e Ciências Humanas, com apoio da Fundação Universitária José Bonifácio (FUJB), do Ministério de Ciência e Tecnologia e da Eletrobrás, a Semana de Integração Acadêmica teve início com uma expressiva participação da comunidade da UFRJ, de acordo com a Decana do CFCH. Mais de mil inscrições foram realizadas para as atividades oferecidas durante a semana, o que prova que a produção e o debate acadêmico estão vivos dentro do CFCH e da Universidade como um todo, além de demonstrar que o rompimento de barreiras disciplinares é desejado e possível. A produção do evento contou com a participação de várias unidades da UFRJ, como a Escola de Comunicação e seu curso de Direção Teatral.

Ao término da sessão de abertura, o Ministro Jorge Luis Barros Pereira Pinto realizou uma conferência, enfatizando a importância de eliminar a visão depreciativa que a América do Sul tem dela mesma. Destacou também, a existência de projetos como o Pró-Sul, que reconhecem a produção tecnológica e científica desses países e que servem para efetivar a integração Sul-Americana.
É nesse contexto de questionamento das relações da América do Sul que se dá o seminário Desafios da Integração Sul-Americana. Além do seminário, a Semana reúne vários eventos, como a 7º Jornada de Pesquisadores de Ciências Humanas, a 2º Jornada de Extensão, mini-cursos, sessões coordenadas e atividades culturais diversas, oferecidas gratuitamente.

São cinco mini-cursos diferentes que abordam temas como psicologia comunitária, autismo e psicose na infância, entre outros e 65 sessões coordenadas com o intuito de realizar apresentações de trabalhos de pesquisa e artigos feitos por alunos de graduação e pós-graduação. As discussões envolvem temáticas bastante diversificadas, inseridas no mundo acadêmico e também problemas estruturais de cunho sócio-econômico, como a sessão de número cinco: “Comunidade, meio ambiente e desenvolvimento”. Realizada em uma das salas do Instituto de Psicologia, sob a coordenação de Tânia Maria Maciel, a sessão abordou aspectos e conceitos em torno do desenvolvimento sustentável e suas prerrogativas num mundo globalizado.

A Semana de Integração Acadêmica vai até o dia 26 de maio e a programação completa pode ser encontrada no site do CFCH. O evento é totalmente gratuito e aberto ao público.