Categorias
Memória

Curso Multidisciplinar na UFRJ

fgdf

agencia2519T.bmpO Centro de Letras e Artes (CLA-UFRJ) promove o curso multidisciplinar “O século XX e suas interfaces: arte e cultura no Brasil”, abordando temas como artes plásticas, arquitetura, literatura e a música no Brasil, no contexto sócio-econômico, político e cultural do século XX.
No mês de maio o curso entra no Segundo Módulo, com palestras sempre às quartas-feiras, das 14h às 17h, no auditório G2 da Faculdade de Letras da UFRJ. O evento é gratuito e não é necessário fazer inscrição para participar.
A seguir, a programação do mês de maio:

Dia 10/05 – Literatura: Rosa Gens (Faculdade de Letras)
Como a ruptura se torna tradição: a ficção dos anos 30, entre o local e o universal.

Dia 17/05 – Artes Plásticas: Ângela Âncora da Luz (EBA).
A década de 30. A significação do Rio de Janeiro na construção da modernidade brasileira. Criação dos Museus de Arte Moderna. O Salão Nacional de Arte Moderna e as Bienais.

Dia 24/05 – Arquitetura e Urbanismo: Margareth da Silva Pereira (FAU)
As redes intelectuais e políticas do campo da arquitetura e do urbanismo nos anos 20 e 30. Arte e técnica na construção das metrópoles ou as razoes para uma nova arquitetura.

31/05 – Música: Samuel Araújo (Escola de Música)
Camargo Guarnieri e Radamés Gnattali. O Grupo Música Viva e Koellreuter. Por um modernismo musical pós-româtico: o percurso de César Guerra-Peixe.