Categorias
Memória

Encontro Internacional de Finanças

nanannanana

O chamado mercado de carbono, o tempo de validade de uma política monetária e o papel econômico e de mercado dos principais países emergentes do mundo de hoje (BRICs) serão os temas mais importantes da 13ª Global Finance Conference. O evento reunirá de 26 a 28 de abril, no Hotel Sofitel, no Rio de Janeiro, cerca de 400 empresários, acadêmicos e especialistas da área de finanças e negócios, representando 36 países. Entre eles, destacam-se a responsável por estruturar o mercado de carbono no Protocolo de Quioto, professora Graciela Chichilnisky, e o Prêmio Nobel de Economia de 2004, professor Finn Kydland. Já as perspectivas do BRICs(Brasil, Rússia, Índia e China) serão discutidas em painel com quatro especialistas, entre eles o professor Winston Fritsch, do Instituto Coppead de Administração da UFRJ.

O evento é uma parceria do Coppead com a Associação Nacional das Instituições de Mercado Financeiro (Andima) e uma iniciativa da GlobalFinance Association (GFA), organização sem fins lucrativos que reúne uma rede de instituições acadêmicas e de comunidades especializadas em finançasde todo o mundo. A Conferência, que em 2005 aconteceu na Irlanda, é realizada a cada ano em um país diferente, com o objetivo de fomentar a pesquisa, além de oferecer um fórum para debates entre profissionais de finanças, visando contribuir para o aperfeiçoamento da prática dessa atividade em âmbito global.

Cerca de 250 trabalhos serão apresentados sob a forma de palestras e painéis na 13ª Global Finance Conference/2006, tratando de assuntos como: modelos para fixar preços de ativos, gerência de riscos financeiros, regulamentação e divulgação de informações contábeis, integração dos mercados internacionais de capitais, alocação de ativos globais, finanças e desenvolvimento, responsabilidade social, entre outros. Os melhores trabalhos serão premiados e publicados no Global Finance Journal.

Destaques internacionais (dia 26/04):

11h – Palestra “O tempo de validade da política monetária e o ciclo de negócios” – Finn Kydland, prêmio Nobel de Economia em 2004

14h – Graciela Chichilnisky – palestra “O mercado de carbono do Protocolo de Quioto e outras oportunidades de inovações financeiras para o desenvolvimento da América Latina”, da Unesco e da Universidade de Columbia