CCS é parceiro do Ministério da Saúde

nanannanana

A partir dos avanços na acessibilidade e qualidade de atendimento em saúde mental alcançados após o início da vigência da lei 10.216, de 6 de abril de 2001, o ministro da Saúde Saraiva Felipe firmou parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro, através do Centro de Ciências da Saúde – CCS. A iniciativa instituiu a Estratégia Nacional de Avaliação, monitoramento, supervisão e apoio técnico aos Centros de Atenção Psicossocial – CAPS e outros serviços da rede pública de saúde mental com o objetivo que formulem e executem projetos de pesquisa e produção do conhecimento para aperfeiçoamento e qualidade dos CAPS.

A parceria com o Centro, na opinião do decano João Ferreira, vai possibilitar uma estratégia mais ampla para a Universidade, já que outras unidades também podem ser incluídas nesse projeto. A assinatura das portarias, realizada dia 30 de março, em Brasília, entre o Ministério da Saúde e instituições de ensino, pesquisa e extensão, define também como parceiras as universidades Federal da Bahia (Instituto de Saúde Coletiva), Federal de Brasília (Instituto de Psicologia), Estadual de Campinas (Instituto de Saúde Coletiva), Universidade de São Paulo (Escola de Enfermagem) e Fundação Oswaldo Cruz (Escola Nacional de Saúde Pública).

A estratégia do documento é que os serviços da rede pública de saúde mental desenvolvam projetos que focalizem desde a acessibilidade, a organização dos serviços, a qualidade, a afetividade e a formação continuada dos profissionais que atuam na produção e qualidade de vida dos usuários envolvidos.