XIV Semana de Química

sdhtsfhnfs

A XIV Semana da Química, iniciativa dos alunos da Graduação do Instituto de Química (IQ), ocorrerá de 3 a 7 de abril, no 6o andar do bloco A do Centro de Tecnologia (CT) – sala 633, que fica localizado no Campus do Fundão.

O evento contará com aproximadamente 12 cursos e diversas palestras. A programação completa pode ser obtida no endereço, www.iq.ufrj.br .

A abertura da semana será, dia 3, às 9 horas. Está prevista a mesa redonda, “A ética na Ciência”, com Cássia Turci (diretora do IQ), Alberto Oliva (depto. de Filosofia do IFCS) e Octávio Augusto C. Antunes (IQ/CCMN). Após os debates será lançado o livro “Racional ou social – a autonomia da razão científica questionada”, do prof.Alberto Oliva.

Entre os cursos está o de “Segurança no laboratório e na indústria”, ministrado pelo prof. Joel Jones Jr, e o de “Ciências e Filosofia” e o de “Fármacos”, com o prof. Ângelo Cunha Pinto.

As palestras serão entre os dias 4 e 7, às 11h. Entre elas, ”Garantia da qualidade e metrologia química: pioneirismo e avanços do IQ/UFRJ”, com o presidente do Inmetro, João Alziro Herz da Jornada; “Células Tronco”, com o prof. Radovan Borojevic (UFRJ); “Reuso da Água”, com o prof. Odir Clécio da Cruz Roque (ENSP/UERJ); e “Anabolizantes: mitos e a triste realidade”, com o prof. Francisco Radler de A. Neto(IQ/UFRJ).