CCS participa de Fórum Mundial de Educação

fafaf

O Fórum Mundial de Educação de Nova Iguaçu 2006 (FME-NI) foi organizado com o objetivo de unir forças de cidadãos e cidadãs do mundo para a construção de uma Plataforma Mundial de Educação que estabeleça a defesa da educação pública como direito social inalienável e irredutível à condição de mercadoria.

Estiveram presentes no evento, superando as expectativas dos próprios organizadores, mais de 30.000 pessoas, entre estudantes, educadores, entidades sindicais, movimentos sociais, fundações, governos, empresas, organizações não-governamentais, universidades e escolas. Participantes de todo o mundo tiveram acesso às discussões, palestras, mesas redondas, apresentações de trabalho e atividades auto-gestionadas que foram realizadas durante o encontro, de 23 a 26 de março de 2006.

A Decania do Centro de Ciências da Saúde(CCS/UFRJ) participou do evento com duas atividades auto-gestionadas e o lançamento do segundo número da Revista Saúde e Educação para a Cidadania.

Na sexta-feira, dia 24 de março, a Coordenação de Extensão da Decania do CCS/UFRJ realizou uma atividade auto-gestionada. O Coordenador de Extensão, Antônio José Barbosa de Oliveira falou sobre a revista Saúde e Educação para a Cidadania, desde sua concepção até o próximo número, e a Psicóloga Marilene Mendonça Pires falou sobre o Projeto UFRJ nas Escolas.

Ainda na atividade do dia 24, a Técnica em Assuntos Educacionais Florence Brasil relatou trabalhos de alfabetização que realizou na Educação de Jovens e Adultos – EJA no nordeste. E apresentou o Projeto Baixada Alfabetizada, que será realizado pela Coordenação de Extensão. O objetivo do projeto é orientar profissionais de educação para fortalecer o tema educação e saúde e realizar levantamento da história do EJA (1995-2005) em municípios da Baixada Fluminense.

Em seguida, a Psicóloga Maria Elizabeth Sarlo, que tem um artigo no nº 2 da Revista, apresentou o Programa Convivendo e Aprendendo, realizado no bairro de Santa Tereza, no qual trabalha com crianças, jovens e adultos a convivência social, via cursos de informática, linguagem, artes, preparação de alimentos, entre outros. Por fim, houve um debate entre os participantes sobre os temas apresentados.

No sábado, dia 25, foi realizada a Oficina Diversidade Sexual na Escola pelo comunicador social Alexandre Bortolini, que também trabalha na Coordenação de Extensão. Esta oficina básica será oferecida a escolas públicas e particulares e a centros de formação pedagógica, como parte do projeto Diversidade Sexual na Escola, desenvolvido pela Coordenação de Extensão. A oficina abordou assuntos relacionados à sexualidade humana, enfocando o preconceito e a discriminação na escola. A atividade foi dirigida de forma dinâmica e interativa, atraindo um número de participantes acima das expectativas.

O lançamento do segundo número da Revista Saúde e Educação para a Cidadania cuja temática é Diversidade na Escola ocorreu no stand da UFRJ e atraiu a atenção dos participantes do Fórum que precisaram se organizar em uma fila do lado de fora para a distribuição de exemplares. A Pró-reitora de Extensão, professora Laura Tavares Ribeiro Soares prestigiou o evento.

Toda a equipe da Coordenação de Extensão e as Técnicas em Assuntos Educacionais da Decania do CCS/UFRJ, Indira França e Denise Pires, consideraram a participação no evento de grande relevância para a difusão do trabalho realizado no Centro de Ciências da Saúde, assim como para enriquecer as discussões do Fórum Mundial de Educação 2006, em Nova Iguaçu.