Opereta estréia no Forum de Ciência e Cultura

faffaf

agencia2448T.jpgO Forum de Ciência e Cultura da UFRJ apresenta nos dias 3 e 10 de abril, às 19 horas, no Salão Dourado, a opereta “O Mestre de Música”, montada pela Cia. Experimental de Ópera. Sob a direção de Wendell Kettle e Menelick de Carvalho, a peça traz no elenco Mona Vilardo, Cecília Einsfeld, Ivan Jorgensen, Ivan Jorgensen, Leonardo La Grecca, Breno Quinderé, João Rival. Trata-se de comédia musical em dois atos de Giovanni Battista Pergolesi e marca a retomada da obra do artista, que durante séculos caiu no esquecimento.

Mestre de Música foi encenada pela primeira vez no Teatro São Bartolomeu em Nápoles, ao final de 1731, mas apesar do sucesso de estréia, não agradou aos produtores da época. Quase uma década depois, 1740, em Florença, a peça recebeu mais três atos, cinco personagens, a inclusão de novas peças musicais e o nome de Orazio. Outras peças com nomes diferentes foram montadas, o que levou a modificar a originalidade da composição, do texto, que se tornou pouco a pouco irreconhecível, e a música foi irremediavelmente perdida.

Apesar disso, o que permanece – árias, dueto e os números finais – foi suficiente para a Cia Experimental de Ópera apostar e reviver toda a graça da inconfundível veia pergolesiana e testemunhar a importância desta ópera na história do teatro cômico-musical. A obra de Pergolesi é considerada pela crítica a expressão de um agudo senso realístico. Da natureza de comédia popular, a música passa a descrever os personagens, a sugerir as atitudes cênicas, mesmo os mínimos gestos. Pergolesi foi chamado por Rousseau de compositor “verdadeiro” por excelência e Gretry disse dele “Pergolesi nasceu e a verdade das nossas tradições foi conhecida”.

Peça
A opereta tem como cenário a casa do mestre de música, Lamberto, que se dedica à aluna Lauretta, aparentemente pouco atenta e voluntariosa, mas bela o bastante para virar a cabeça do mestre. Ela joga com o professor resmungão e não vê a hora de sair de sua tutela para poder se tornar uma cantora aplaudida, famosa e cortejada. Lamberto está à espera do empresário Colagianni, que vem em busca de cantores para contratar.

Ao chegar, imediatamente se interessa por Lauretta e diz ao professor do seu interesse em contratá-la. Este responde que a jovem ainda não está preparada para encarar os palcos; o empresário declara que a contratará assim mesmo. Ele explica ao mestre que, para se obter um estrepitoso sucesso no teatro, as jovens devem ser, antes de tudo, belas! O professor fica inconformado diante de tal blasfêmia, mas sai para deixar a sós Lauretta e Colagianni, o qual se aproveita subitamente da ocasião para se declarar a Lauretta. A música descreve incomparavelmente a malícia sutil e sorridente com que a vaidosa estudante, amável e fingida, domina a rivalidade do empresário e do mestre, obtendo a vitória final.

Cia Experimental de Ópera
A Cia Experimental de Ópera foi criada em novembro de 2004 por ocasião da estréia carioca do Te Deum de Villani-Côrtes, junto à Camerata Rio de Janeiro, na Escola de Música da UFRJ, sob a regência de Wendell Kettle. Sua primeira temporada lírica se deu em abril de 2005 com La cambiale di matrimonio, de Rossini, que foi reapresentada em junho de 2005 no Centro de Tecnologia da UFRJ e na programação do Teatro da UFF. Em agosto desse mesmo ano, realizou a montagem de Dido and Æneas, de Purcell, por ocasião das comemorações do 157º aniversário da Escola de Música da UFRJ. Finalizou suas atividades em 2005 obtendo grande sucesso de público e crítica com a montagem de Don Giovanni, de Mozart.

A Cia. é uma iniciativa dos alunos de graduação e pós-graduação da Escola de Música, que se reuniram visando o aperfeiçoamento conjunto em ópera performance. O grupo é composto, em sua maioria, por alunos e ex-alunos de canto da Escola, mas conta também com alunos da Uni-Rio, do Conservatório Brasileiro de Música e com cantores do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. É uma mostra do potencial de realização do corpo discente da Escola.

Realização: Cia. Experimental de Ópera;
Direção musical e regência: Wendell Kettle;
Direção cênica: Menelick de Carvalho;
Assistência de direção: Juliano Rego Monteiro
Figurino: Luciana Craveiro Vilanova (EBA/UFRJ);
Assistência de figurino: Paula Borges, Rafaela Violeta e Tamara Melo;
Iluminação: Alunos do Curso de Direção Teatral da Escola de Comunicação/UFRJ;
Legendas: Cia. Experimental de Ópera – EM/UFRJ;
Produção: Wendell Kettle, Cadu Holetz e Cecília Einsfeld.
Assistência de produção: Eduardo Marvin e Leonardo Polck;