UFRJ seleciona intérpretes para deficientes

afafafa

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), seguindo uma lei que diz que todo deficiente auditivo deve ter um acompanhante, no caso, no ensino superior, promoveu a “seleção pública para intérprete de libras-português”. Os aprovados ocuparão o cargo de professor substituto, servindo de intérpretes aos alunos, professores e funcionários surdo-mudos.

Em um processo longo e delicado, os candidatos passaram por várias etapas: no dia 20, fez-se a análise de seus currículos, uma etapa eliminatória; em seguida, realizou-se uma prova escrita. Segundo a professora Maria Cecília, essa etapa foi feita para avaliar o conhecimento dos candidatos em relação a tudo que envolve o universo da LIBRAS – nome dado à língua dos surdo-mudos. A banca examinadora era composta pelas professoras Maria Cecília Mollica, Myrna Salerno – deficiente auditiva – e Dieze Vieira, além da intérprete Noélia Costa, que assessorava todo o processo, principalmente o prático.

No dia 21, foi feita a prova prática de interpretação LIBRAS/Português. Com três etapas, mediu a capacidade dos futuros intérpretes de se adaptarem às situações cotidianas dos deficientes. Antes de começar, a banca ofereceu aos candidatos um tempo de três minutos para que eles conhecessem o texto que interpretariam em seguida. Passado esse tempo, o candidato ouve o que a assessora Noélia fala e interpreta para LIBRAS. A segunda fase foi, de certa forma, o inverso da primeira, pois o candidato assistia a um vídeo e falava, em voz alta, aquilo que entendia dos gestos que o intérprete fazia na televisão. Na última etapa, o candidato sorteava três ditados populares brasileiros e passava-os de duas formas à banca: primeiro, literalmente, e depois sintetizado, oferecendo apenas o sentido daquele ditado.

A banca selecionará quatro candidatos, que darão auxílio aos deficientes auditivos da UFRJ. A idéia inicial, afirmou Maria Cecília, é que cada um tenha dois intérpretes, que se revezarão sempre que o surdo-mudo necessitar, como, por exemplo, em uma aula, uma palestra etc. O resultado final, dos aprovados, sai nesta terça-feira, dia 21.