Categorias
Memória

Homenagem a Horácio Macedo reinaugura Roxinho

No próximo dia 17 de março, será reinaugurado o auditório Roxinho, parte integrante do futuro Centro Cultural Professor Horácio Macedo. A reitoria da UFRJ e a decania do Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza promovem o evento que dotará a universidade de modernas instalações.

agencia2418T.jpgNo próximo dia 17 de março, será reinaugurado o auditório Roxinho, parte integrante do futuro Centro Cultural Professor Horácio Macedo. A reitoria da UFRJ e a decania do Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN) estão promovendo o evento. Segundo a decana do CCMN, Angela Rocha “a reinauguração significa um compromisso com a construção de uma universidade moderna e integradora”. Faz parte da programação a realização, pela manhã, da aula magna de abertura do ano letivo de 2006 na UFRJ que será proferida pelo poeta Ferreira Gullar.

Depois de nove anos fechado por abandono e falta de condições de uso, o auditório Roxinho do Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN) será reinaugurado. Localizado no coração da Cidade Universitária, palco de grandiosos eventos e berço de lutas históricas dos movimentos docente, estudantil e dos servidores técnico-administrativos, o Roxinho será o auditório mais moderno da UFRJ e fará parte do Centro Cultural Professor Horácio Macedo.

O professor Horácio Macedo faz parte da história da UFRJ. Intelectual orgânico, dedicou seu saber a causa do socialismo. Foi um dos mais queridos professores do Instituto de Química e líder do movimento docente na UFRJ. Em 1981, foi o primeiro decano do CCMN a ser eleito pela comunidade universitária e, também, em 1985, o primeiro reitor eleito pela nossa comunidade. Faleceu em 1999 de ataque cardíaco.

A decana, Angela Rocha, destacou que tanto na vida institucional da UFRJ com em sua vida acadêmica pessoal, o professor Horácio fez toda a diferença, com sua simplicidade, espírito empreendedor e sua visão de universidade crítica, para muito além de sua época.

Além do auditório com 480 lugares, o complexo do Centro Cultural será formado por um anfiteatro, área de exposições, sala de vídeo, um pequeno teatro de arena, biblioteca e museu. Podendo ser utilizado como um mini centro de convenções pela comunidade acadêmica, o complexo se transformará no mais importante pólo de difusão de ciência e cultura para a comunidade da Zona da Leopoldina e Ilha do Governador. Para a sua recuperação e modernização, foi decisivo o apoio financeiro da Petrobras dentro do convênio firmado com a UFRJ para a construção do CENPES II.

O Auditório Roxinho localiza-se no Prédio do CCMN, bloco D, na Cidade Universitária.

Programação:

Manhã
9h 55min: Descerramento da fita de Reinauguração do Auditório Roxinho

10h: Aula Magna do Ano Letivo de 2006, proferida pelo Poeta Ferreira Gullar

Tarde
15h: Descerramento da placa comemorativa do Marco Zero do Centro Cultural Professor Horácio Macedo e da placa comemorativa da Reinauguração do Auditório Roxinho

15h05: Abertura da Exposição: “Tributo a Horácio Macedo”

15h30m: Cerimônia de Reinauguração do Auditório Roxinho

17h: Apresentação do Coral da Petrobras