Gustavo Rocha toma posse na FAU

jhnjuiguygfhgh

agencia2471T.jpgGustavo Rocha Peixoto e José Barki assumiram os cargos de diretor e vice-diretor, respectivamente, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da UFRJ. A solenidade presidida pela reitora em exercício, Sílvia Vargas, aconteceu no dia 5 de abril, no Salão Azul do prédio da Reitoria, na Ilha do Fundão. Em clima de cordialidade e emoção, o ex-diretor da unidade, Pablo Benetti, passou o medalhão, representação simbólica da direção da FAU, para o novo gestor.

Estavam presentes também na mesa de honra o pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa, José Luiz Fontes Monteiro; a diretora do Escritório Técnico da UFRJ, Maria Ângela Dias; o decano do Centro de Letras e Artes, Léo Soares e a ex-vice-diretora da FAU, Maria Amália Magalhães.

Em seu discurso de transição, os ex-gestores procuram destacar os avanços alcançados ao longo dos últimos quatro anos. Realizações como os dois novos cursos de doutorado, a melhoria na qualificação do corpo docente da Escola e a dinamização do setor de intercâmbios e convênios foram relembradas e motivaram aplausos da platéia, repleta de funcionários, alunos e professores do curso.

Reforma

Maria Amália citou a reforma curricular como o grande ponto positivo de seu mandato. “Conseguimos dar um passo à frente. Teremos um currículo mais integrado”, disse a professora, aproveitando a ocasião para anunciar, emocionada, a sua aposentadoria.

O novo currículo da FAU, resultado de um trabalho de seis anos, agrada ao diretor Gustavo Rocha Peixoto, que fez questão de ressaltar o caráter integrador dessa iniciativa. “A reforma curricular é coerente, pois guarda as tradições do nosso passado, ao mesmo tempo em que, busca pontos de síntese com outras disciplinas”, afirmou o arquiteto.

Novos horizontes

As metas da atual direção visam à continuidade do projeto anterior, baseado na recuperação do espaço físico da faculdade e na inserção da FAU em um contexto mais amplo. “Pretendemos harmonizar e tentar convergir nossos esforços para o desenvolvimento. O primeiro passo é admitir a responsabilidade social desse curso”, ressaltou o vice, José Barki.

A idéia de prosseguir na linha adotada pela gestão anterior foi confirmada pelo discurso do novo diretor. Ele elogiou a postura dos antigos dirigentes e enfatizou que foram eles os responsáveis por criar o quadro favorável encontrado pela nova administração. “A direção é uma tarefa contínua e permanente, porque a escola é permanente”, disse Rocha Peixoto.

Trabalho em equipe

A coesão do grupo de profissionais que compõem a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo pôde ser percebida desde o início da solenidade e foi reiterada pelo depoimento de cada um dos participantes no ato de posse. “O tempo de mandato é suficiente para realizar algumas propostas, mas só é possível colocá-las em prática com um sólido trabalho de equipe”, revelou o ex-diretor, Pablo Benetti.

Benetti comentou ainda o aumento de recursos governamentais destinados à unidade e enalteceu as gestões dos reitores Carlos Lessa e Aloísio Teixeira que, segundo ele, favoreceram a realização das mudanças verificadas na FAU. “Sempre tivemos na reitoria um apoio às nossas reivindicações. Ela trabalhou com a gente e soube agir com muito profissionalismo”, afirmou o arquiteto argentino.

Rocha Peixoto destacou o entrosamento e a homogeneidade como premissas essenciais a uma boa administração. “Apostamos na união para que a FAU consolide sua posição local e nacional de liderança no ensino de arquitetura”, enfatizou o novo diretor.

A vice-reitora encerrou o evento, conclamando todos os presentes a participarem ativamente do processo de transformação da Universidade, em busca progressos no ensino. Sílvia Vargas prometeu apoio e desejou sorte aos novos diretores. “Boa sorte, coragem e paciência. Essa é uma tríade indispensável a uma boa gestão”, finalizou.