Escola de Enfermagem Anna Nery reelege diretora

ggg

agencia2403T.jpgCom 32 anos de experiência ininterrupta dentro da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a professora Maria Antonieta Rubio Tyrrell foi eleita pela segunda vez consecutiva à direção da Escola de Enfermagem Anna Nery (EEAN). Sua vice-diretora será a professora Regina Célia Gollner Zeitoune. O processo eleitoral aconteceu em regime de paridade, por meio de consulta ao corpo social da EEAN, e a nova direção foi eleita com números que correspondem a uma média de 84,4% de votos.

A eleita assume seu novo mandato com esperança de reestruturar a Escola, o que incluirá alterações na metodologia de ensino. Tyrrel afirma que a reforma curricular faz parte de uma exigência do Ministério da Educação e também de demandas sociais, que clamam por uma enfermagem mais inclusiva. “Não podemos esquecer que a experiência nos trouxe um novo olhar para avaliar e tratar a exclusão, visando novos parâmetros de preservação e renovação da EEAN”, ressalta.

Em seu discurso de posse, a diretora disse ainda que desenvolveu integralmente todas as atividades do Plano Diretor e que os resultados apresentaram saldos positivos no processo de reconstrução de uma Instituição de Ensino Superior da UFRJ. Ela ressaltou que a EEAN sempre foi uma escola de vanguarda na implantação do modelo de ensino de enfermagem. “Nossa posição é pela defesa da Instituição de Ensino Superior (IES) como instituição formadora de cidadania, produtora e difusora do conhecimento e promotora da crítica em benefício dos interesses mais amplos da sociedade, rejeitando a lógica que defende o atendimento ao mercado”, explica.

O reitor, professor Aloísio Teixeira, afirmou durante a solenidade que estava satisfeito com o empenho da EEAN em melhorar. Ele aproveitou a oportunidade para lembrar o compromisso social da Instituição. “A universidade pública tem uma forte responsabilidade social, portanto, deve e está fazendo a aproximação entre a comunidade acadêmica e a sociedade”, destaca.

A solenidade de posse ocorreu na Escola Enfermagem Anna Nery e estavam presentes, além do reitor, a pró-reitora de extensão, Laura Tavares, o pró-reitor de graduação, José Roberto Meyer, o decano do Centro de Ciências da Saúde, João Ferreira, o diretor da divisão de enfermagem do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, Álvaro Dias Costa, a vice-diretora do Hospital Escola São Francisco de Assis, Carla Luzia Araújo, a diretora do Núcleo de Estudos de Saúde Coletiva da UFRJ, Letícia Legay, o diretor do Instituto de Ciências Biomédicas, Adalberto Vieyra, as ex-diretoras da EEAN, Vilma de Carvalho, Raimunda Becker e Cecília Pedro, diretor do Instituto de Biologia, Maria Fernandes Nunes, o diretor do Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira. Antonio Lêdo, o diretor do Instituto de Neurologia, José Luiz Cavalcanti.