Direção do Museu Nacional é reeleita

fafaff

agencia2401T.jpgNo último dia 21, o professor Sérgio Alex Kugland de Azevedo tomou posse para seu segundo mandato na direção do Museu Nacional. Durante a cerimônia, o diretor afirmou que não interromperia o trabalho iniciado na gestão anterior. “Somente interessava continuar se o trabalho que estava sendo feito estivesse agradando a casa, ou seja, obtendo êxito. Há quatro anos eu tinha a cabeça cheia de idéias e colocamos em prática muitas delas, outras surgiram ao longo do caminho. Enfim, não quero fazer deste um discurso de promessas, mas de continuidade de um trabalho que já vem sendo implementado desde a minha gestão anterior”, explica.

O diretor disse ainda que dirigir o Museu lhe traz imensa satisfação. “A tarefa de continuar dirigindo o Museu me dá muito mais prazer do que trabalho. Conduzi-lo nos seus caminhos é muito gratificante, contrariando o que muitos dizem (que dirigir o Museu traria inúmeros problemas e muita dor de cabeça)”, destaca.

O reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Aloísio Teixeira, afirmou que vem acompanhado o trabalho desenvolvido no Museu e que a contribuição da Reitoria é de estimular e incentivar a autonomia da Instituição.

Representando o Ministro da Cultura, o diretor do Departamento de Museus e Centros, José do Nascimento Júnior, disse que está buscando junto ao Ministério da Cultura (MinC) recursos para melhoria do Museu Nacional, apesar de esta não ser uma função do MinC. O reitor agradeceu o empenho e lembrou que, diante do acervo do Museu e de tudo que ele representa historicamente, é de suma importância a ajuda do MinC.

Teixeira também aproveitou a oportunidade para refletir sobre o papel da Universidade pública e lembrou o compromisso social da instituição. “Precisamos discutir entre nós (membros da UFRJ) o que podemos fazer para aumentar a responsabilidade social da Universidade perante os gravíssimos problemas pelos quais estão passando o nosso país”, ressaltou.

Além do reitor e do diretor do Departamento de Museus e Centros Culturais (representando o Ministro da Cultura), José do Nascimento Júnior, estavam presentes, o pró-reitor de graduação, José Roberto Meyer, a diretora do Sistema de Bibliotecas e Informação (SibI), Paula Mello, a superintendente administrativa de pós-graduação e pesquisa, Regina Dantas e o administrador da Quinta da Boa Vista, Maurício Mendes.